Minas Gerais elege ex-prefeito de BH, Fernando Pimentel

0
Fernando é ex-prefeito de Belo Horizonte (Foto: Agência Brasil)

O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) venceu, em primeiro turno, a disputa pelo governo do estado de Minas Gerais. Pimentel atingiu 52,98% dos votos válidos, Pimenta da Veiga (PSDB) 41,89%, e Tarcísio Delgado (PSB), 3,90%. Os votos brancos somam 8,57% e os nulos, 8,36%. Os votos válidos totalizam 83,07%.

Economista, Pimentel nasceu em 31 de março de 1951, em Belo Horizonte. Iniciou a vida política participando de movimentos estudantis e sindicais na década de 1970. Perseguido pelos órgãos de repressão, chegou a viver na clandestinidade e foi preso na ditadura militar.

O primeiro cargo público ocupado por Pimentel foi o de secretário da Fazenda de Belo Horizonte em 1993. Depois, ocupou a Secretaria de Governo, Planejamento e Coordenação-Geral da capital mineira. Em 2000, Pimentel foi eleito vice-prefeito na chapa liderada pelo médico Célio de Castro, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e não pôde dar continuidade ao mandato. Pimentel assumiu o cargo em 2003 e se reelegeu em 2004, também no primeiro turno.

Em 2010, Fernando Pimentel disputou a eleição para o Senado, mas perdeu para o então ex-governador Aécio Neves e para o ex-presidente Itamar Franco. Com a eleição da presidenta Dilma Rousseff, Pimentel assumiu, em 2011, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ficou no posto até se desincompatibilizar para disputar o governo de Minas.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais