Ministra chega a Aracaju na próxima segunda-feira, 9

Maria do Rosário (Foto: Agência Brasil)

Por volta da 11h da manhã da próxima segunda-feira, dia 9 de maio, a ministra Maria do  Rosário (PT), da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), chega ao estado de Sergipe, trazida pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC), com o apoio da Sociedade Semear, do Movimento Nacional de Direitos Humanos e Instituto Braços. A visita a Sergipe tem objetivos bem claros: divulgar as políticas da SDH; e fortalecer a criação da SEDHUC, avaliando a decisão do Governo Estadual em aprofundar o alinhamento com as diretrizes do Governo Federal.

Membros de diferentes seguimentos do movimento social também vão aproveitar a oportunidade para discutir dificuldades e possíveis parcerias entre a Secretaria Estadual e a Secretaria Nacional que favoreçam suas causas. Outra temática que a ministra irá discutir em Sergipe através da SDH é a instalação da Comissão da Verdade.

Agenda em Sergipe

Às 11h a ministra será recepcionada no Aeroporto por vários políticos sergipanos. A reunião com o governador Marcelo Déda (PT) e com o secretário Iran Barbosa (PT) está marcada para às 14h30. Uma hora depois, a ministra pretende visitar a exposição “Direitos Humanos – Imagens do Brasil”, na Galeria Jenner Augusto, na Sociedade Semear. E o debate público “Prioridades da SDH, Importância da Criação da SEDHUC e Instalação da Comissão da Verdade, está marcado para as 16h.

A deputada Ana Lúcia (PT) que sempre defendeu a bandeira dos Direitos Humanos em Sergipe, e inclusive foi autora do projeto de lei propondo a criação do Conselho Estadual de Direitos Humanos, avalia que a vinda da ministra é muito importante para o Estado, neste momento em especial. “O nosso Mandato Democrático Popular está à disposição para a instalação da Comissão da Verdade e para a ampliação deste debate no Legislativo sergipano, assim como dos demais programas executados pela Secretaria Nacional”, adiantou Ana Lúcia.

Trajetória Política

O dia 3 de janeiro de 2011 foi a data da posse da ministra Maria do Rosário (PT), educadora gaúcha, que há 18 anos atua como parlamentar em âmbito municipal, estadual e federal. Em seu discurso Maria do Rosário pediu ao Congresso a aprovação do projeto de lei que cria a Comissão da Verdade e prometeu cumprir as metas do 3º Plano Nacional de Direitos Humanos. A ministra também pediu ao Congresso que aprove a proposta de emenda constitucional do trabalho escravo – aquela que prevê a expropriação e a destinação para a reforma agrária de todas as terras onde a prática seja encontrada. Mas a trajetória política que a educadora Maria do Rosário vem construindo é bem anterior ao mandato da presidenta Dilma.

Maria do Rosário iniciou sua trajetória política no Partido Comunista Brasileiro no ano de 1993, quando foi eleita vereadora de Porto Alegre com 7.555 votos. No ano seguinte à posse, migrou para o PT, pelo qual conquistou a reeleição em 1996, sendo a vereadora mais votada com mais de 20 mil votos. Dois anos depois, Maria do Rosário foi eleita deputada estadual, com 77 mil votos, sendo a segunda mais votada do Rio Grande do Sul. Em 2002 se reelegeu como deputada estadual, mas no ano seguinte assumiu seu primeiro mandato como deputada federal, cargo para o qual foi reeleita em 2006.

Nos dois anos seguintes, disputou a prefeitura do Rio Grande do Sul, tendo sido derrotada no segunto turno por José Fogaça, candidato à reeleição.No ano de 2010, Maria do Rosário foi reeleita para um terceiro mandato mais de 146 mil votos, sendo a sexta mais votada no estado. Além disso, a professora coordenou o programa de governo da então candidata Dilma Rousseff na área de Direitos Humanos, Educação e Políticas para as Mulheres.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais