PEC 555 é discutida com vereadores de Aracaju

Sessão Especial aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13 (Foto: César de Oliveira) 

A Proposta de Emenda Constitucional 555/2006, que trata da extinção gradual da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos pagos pela Previdência Pública aos aposentados e pensionistas foi discutida durante Sessão Especial realizada na manhã desta sexta-feira, 13 no plenário da Câmara Municipal de Aracaju.

A discussão foi proposta pelo vereador Roberto Morais (PR).  “Estamos aqui para assumir esse compromisso com a PEC 555/2006”, ressalta o pastor Roberto.

De acordo com o senador Eduardo Amorim (PSC), “esse debate é muito mais para reafirmar nossa luta que estamos travando na Câmara Federal”, destaca lembrando que a proposta já tramita na Câmara Federal há sete anos e precisa ser aprovada.

“Feliz do povo que sabe valorizar principalmente aqueles que contribuíram com seu esforço, trabalho e dedicação. Não podemos cruzar os braços e nos acomodar diante de tal situação. Precisamos reconhecer o valor de dos aposentados desse país”, completa o deputado federal André Moura (PSC).

Arivaldo José: "Há uma dívida com aposentados e pensionistas"

Segundo o presidente da Federação Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas das Instituições Federais de Ensino, Arivaldo José dos Santos, na manhã desta sexta-feira, 13, escreveram uma página da história no plenário da Câmara Municipal de Aracaju.

“A importância dessa Sessão Especial é porque nós acreditamos que a força das grandes decisões está no Poder Legislativo. É necessário que os governantes reconheçam que há uma dívida a ser paga aos aposentados e pensionistas que contribuíram ao longo de sua história funcional nos diversos segmentos”, entende Arivaldo José.

PEC 555

Pelo texto aprovado na Comissão Especial que analisou o mérito da proposta, haverá a extinção imediata da cobrança dos aposentados por invalidez; a extinção da contribuição dos aposentados e pensionistas que tiverem 65 ou mais anos de idade; a extinção gradual, na razão de 20% ao ano, a partir dos 61 anos de idade do titular do benefício, até a completa extinção aos 65 anos.

A Proposta de Emenda Constitucional diz ainda que enquanto não for extinta, a contribuição incidirá apenas sobre a parcela do provento de aposentadoria ou pensão que exceda ao teto de benefício do INSS.

Por Aldaci de Souza com informações da CMAju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais