|
Audiência sobre Segurança Pública aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22 (Fotos: Portal Infonet) |
Nenhum representante da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) e da Polícia Militar de Sergipe compareceu à audiência pública realizada na Sala de Comissões da Asseembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 22. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Sergipe, Carlos Eduardo Oliveira lamentou a falta de estrutura.
Para se ter uma ideia, faltam equipamentos simples como luvas e serras. Na audiência, um perito médico-legista informou que não conseguiu retirar um projétil da cabeça de um indivíduo no Instituto Médico Legal (IML), porque não tinha uma serra para abrir o crânio.
De acordo com Carlos Eduardo, os profissionais do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), estão trabalhando em duas salas improvisadas. "Isso devido às obras das instalações físicas deste instituto ainda não terem sido concluídas na área do Sergipe Parque Tec, o mesmo funciona em duas salas cedidas pelo IML", destaca.
|
Carlos Eduardo ao lado do presidente do Sinpol, João Alexandre Fernandes |
Indagado sobre o porque das dificuldades de fazer autópsia no período noturno, ele destacou que “o grande impedimento da perícia noturna é a falta de estrutura e de equipamentos, enquanto temos vários equipamentos encaixotados tanto no IML, quanto na sede do IAPF".
Carlos Eduardo informou ainda que atualmente são apenas nove peritos no plantão do IML/SE para o grande número de necropsias realizadas. “Desses nove peritos, cinco entraram agora por concurso e já houve a recusa de três médicos que desistiram”, explica.
“É lamentável, que após um final de semana em que foram registrados 18 homicídios em Sergipe, o secretário de Segurança Pública, não compareça para discutir as questões da segurança, a exemplo da falta de condições dos profissionais”, completa o deputado Capitão Samuel acrescentando que uma outra reunião está marcada para o próximo dia 6 de novembro no plenário da Assembleia Legislativa, visando discutir a Carreira dos policiais.
|
Representantes de várias entidades compareceram |
A audiência Pública contou ainda com a participação de representantes dos sindicatos dos Policiais Civis, dos Agentes Prisionais, dos Vigilantes, dos Condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal e conselhos de segurança, além dos deputados Geórgeo Passos (PTC), Gilson Andrade ( PTC), Padre Inaldo Silva (PCdoB) e Ana Lúcia Vieira (PT).
Por Aldaci de Souza
*A matéria foi atualizada às 14h45 para complemento de informações.