Pesquisa diz que maioria dos brasileiros querem lei contra fake news

O Instituto DataSenado realizou pesquisa nacional para ouvir a opinião dos brasileiros sobre redes sociais e o Projeto de Lei no 2.630/2020, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania – SE), que tem o objetivo de combater a disseminação de conteúdo falso na internet. Entre os dias 9 e 11 de junho, foram entrevistados por telefone 1.200 brasileiros com mais de 16 anos, em amostra representativa da população brasileira.

Os resultados mostram que 78% dos brasileiros têm ou já tiveram perfis em redes sociais. E a maioria dos cidadãos que integram esse grupo (87%) está em alguma medida preocupada com a quantidade de notícias falsas divulgadas nessas plataformas.

Três em cada quatro (76%) usuários de redes sociais concordam que, nesses ambientes virtuais, notícias falsas ganham mais visibilidade que notícias verdadeiras. Aproximadamente nove em cada dez (93%) acreditam que as notícias falsas trazem riscos para a sociedade no momento atual de pandemia.

Nesse sentido, 84% dos brasileiros que usam ou já usaram redes sociais avaliam que a criação de uma lei de combate às fake news vai contribuir para a redução da quantidade de notícias falsas nessas plataformas. Os dados também mostram que 66% dos usuários sabem que o Congresso Nacional está debatendo uma proposta de lei para combater as notícias falsas em redes sociais.

Robôs

Pouco mais da metade dos usuários (54%) têm conhecimento de que há, nas redes sociais, perfis controlados por programas de computador, os chamados “robôs”. Nesse grupo, 82% sabem que robôs também são usados para espalhar notícias falsas e 75% acham que os perfis controlados por robôs devem conter avisos que os identifiquem como tais.

Fonte: DataSenado

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais