Posse da Mesa Diretora do TJSE do biênio 2019/2021 ocorre nesta sexta

0
Assume a Presidência do TJSE, o Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho; a Vice-Presidência, o Desembargador Alberto Romeu Gouveia Leita e a Corregedoria Geral da Justiça, a Desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva (Foto: TJSE)

Acontece nessa sexta-feira, 01 de fevereiro, às 17 horas, no Auditório José Rollemberg Leite, no térreo do Palácio da Justiça, Centro de Aracaju, a solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe, que conduzirá o Judiciário durante o biênio 2019-2021. Assume a Presidência do TJSE, o Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho; a Vice-Presidência, o Desembargador Alberto Romeu Gouveia Leita e a Corregedoria Geral da Justiça, a Desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva.

Confira a trajetória de cada um deles:
Osório de Araújo Ramos Filho – Presidente
O Des. Osório de Araújo Ramos Filho formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, em 1971. Ingressou no Tribunal de Justiça como Juiz da Comarca de Aquidabã, em 17/10/1978. A partir daí, passou pelas Comarcas de Maruim e Itabaiana. Foi Juiz Titular da Turma Recursal do Juizado Especial Cível e Criminal. De 1997 a 2001, foi Membro Titular do Tribunal Regional Eleitoral, com o cargo de Corregedor Regional Eleitoral.
Em Aracaju foi Juiz de Direito da 12ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, unidade onde atuou até ser nomeado Desembargador pelo critério de antiguidade do dia 16/01/2008.
Pós-Graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Greco de Pós-Graduação e Extensão, pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe e ESMESE.
Professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde lecionou a disciplina de Direito Civil por mais de 25 anos. Foi professor também na Universidade Tiradentes (UNIT) e na Escola Superior da Magistratura de Sergipe. É Membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas (ASLJ), na condição de Fundador.
Foi Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e assumiu a Presidência do Poder Judiciário sergipano no período de julho de 2012 a fevereiro de 2013. Atuou como Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) em 2016.
Alberto Romeu Gouveia Leite – Vice-Presidente
Natural de Aracaju (SE), o Desembargador Alberto Romeu Gouveia Leite viveu sua infância e juventude em Pernambuco, onde iniciou sua vida estudantil nos Colégios Diocesano de Garanhuns; Maristas/São Luiz e Nóbrega, na cidade de Recife. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, em 1971.
Exerceu a advocacia entre os anos de 1971 e 1984, atuando nos Estados de Pernambuco, Bahia, Paraná e São Paulo. Em 1984 tomou posse como Juiz do TJSE, iniciando a sua judicatura na Comarca de Nossa Senhora das Dores, onde permaneceu até julho de 1992. Em 15 de julho de 1992 foi promovido para a Comarca de Itabaiana e passou a responder pela Vara Cível da Comarca. Posteriormente ficando responsável pela 1ª Vara Cível quando do surgimento da Vara Criminal da Comarca. Atuou entre 1971 e 2014 por diversas oportunidades, na condição de Juiz Eleitoral.
Durante o seu exercício na magistratura sergipana, foi agraciado com os títulos de Cidadão dos municípios de Nossa Senhora das Dores e Itabaiana. Tomou posse como Desembargador, pelo critério de antiguidade, no dia 06.04.2015.
Elvira Maria de Almeida Silva – Corregedora Geral da Justiça
A magistrada Elvira Maria de Almeida Silva iniciou sua trajetória escolar no Ginásio Patrocínio do São José. Bacharelou-se no Curso de Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da UFS, em 1972. Também pela UFS, pela Faculdade de Direito, formou-se no Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, em 1978.
Foi professora primária do Plano Nacional de Educação em 1966; Auxiliar Administrativo da Reitoria da UFS; Auxiliar Judiciário e Técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe – TRE/SE. Também no TRE/SE assumiu a Direção Geral de Secretaria entre 1980 e 1984.
Ingressou no Judiciário sergipano em 1983, quando concorreu à vaga de Magistrada de 1ª Entrância do Estado de Sergipe, sendo aprovada em 4º lugar. Atuou na Turma Recursal como titular e suplente entre os anos de 1997 e 2013. Foi diretora do Fórum Gumersindo Bessa, por um biênio, em 2003.
Na condição de Juíza Eleitoral, atuou por diversas oportunidades, de 1984 a 2006. Foi membro titular do TRE/SE, no biênio 2011/2013, e da Ouvidora da Corte Eleitoral entre 2012 e 2013. Foi juíza titular da 18ª Vara Cível da Comarca de Aracaju até ser promovida ao cargo de Desembargadora em maio de 2015. Foi Ouvidora-Geral do TJSE até janeiro de 2019.
Fonte: TJSE
Comentários