Prefeito não antecipa política de reajuste para servidores em 2019

0
Edvaldo Nogueira revela que superou muitas dificuldades (Foto: Ana Lícia Menezes/Secom PMA)

Apesar de garantir a antecipação do pagamento dos salários do mês de dezembro para esta sexta-feira, 28, o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) ainda não fala sobre a possibilidade de reajuste salarial em 2019. Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira, 27, o prefeito disse que prefere aguardar o comportamento das finanças no primeiro trimestre para então discutir o reajuste salarial, que poderá ser concedido entre os meses de abril e maio, meses estabelecidos como data-base para o funcionalismo público municipal.

O prefeito disse que houve queda na arrecadação municipal e também nos repasses dos recursos federais, referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mas assegurou que implementou uma política salarial para rever as perdas que os servidores públicos tiveram em função dos direitos trabalhistas que teriam sido negados durante os quatro de gestão do antecessor, João Alves Filho (DEM).

Segundo Edvaldo Nogueira, a atual gestão teve que administrar 19 mil processos, com pedido de recuperação destes direitos, relativo a progressões salariais nas escalas vertical e horizontal. O prefeito garante que já conseguiu equacionar a questão em cerca de 70% dos processos, o que implicou um acréscimo de cerca de R$ 5 milhões anuais na folha de pagamento dos servidores, em uma média mensal de R$ 500 mil.

Superamos muitas dificuldades é verdade, mas temos que esperar porque as dificuldades ainda são grandes: teve uma queda na arrecadação no FPM, que entrou ontem, e a gente teve que tomar outras medidas para poder pagar os salários dos servidores, fazendo movimentação de recursos”, destacou Edvaldo. “A crise do Brasil ainda é grande. Só anunciei o pagamento dos salários do mês de dezembro porque a gente teve que tomar outras medidas. Temos, então, que esperar o ano que vem”, complementou.

Por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais