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(Foto: Assessoria Parlamentar) |
Segundo especialistas a atividade física é parte de todo o comportamento humano e afeta diretamente o desenvolvimento motor das crianças que está relacionado ao desenvolvimento cognitivo e afetivo. Além disso, a prática da atividade física é capaz de prevenir e combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos, cada vez mais frequentes em crianças nos primeiros anos escolares.
Preocupado com essa situação e entendendo que a atividade física deve ser parte integrante do currículo escolar já nos primeiros anos, o vereador Max Prejuízo (PSB) visitou o Conselho Regional de Educação Física de Sergipe (CREF/SE) e apresentou um Projeto de Lei que obriga escolas, das redes públicas e particulares, a ofertarem a prática da educação física, com a presença do profissional da área, já nas primeiras séries do ensino fundamental, adequando atividades segundo cada faixa etária.
"Entendo que é necessária e fundamental a prática esportiva com a presença do profissional de educação física na vida escolar das crianças já nos primeiros anos. A educação física, diferente do que muitos pensam, não é apenas um momento de descontração. Ela deve ser vista como uma complementação da educação escolar da criança, que além de trabalhar a parte motora e adquirir benefícios para saúde física, trabalha também a questão da liderança, da socialização, da coletividade, da interação com o outro. A escola é o único local em que podemos garantir que as crianças tenham acesso à prática esportiva", argumentou o vereador Max Prejuízo.
Para Gilson Dória, presidente do CREF/SE, o projeto apresentado pelo parlamentar é de extrema importância, "pois através da prática regular de atividades físicas e esporte, a criança desenvolve competências, capacidades e habilidades, associadas às dimensões afetivas cognitivas, sociais, psicomotoras, e internaliza valores," disse Gilson aprovando o projeto apresentado pelo vereador.
Entre os benefícios apontados para a instituição da prática da educação física nos primeiros anos escolares estão a "melhoria nas habilidades motoras, o estímulo às capacidades cognitivas, a consciência corporal, a reeducação da postura, o aprimoramento de competências, o estímulo a autonomia, a valorização da criatividade, entre outros benefícios", apontou Dória.
"Este projeto pretende preencher uma lacuna na formação escolar das crianças. Por meio desta disciplina e sob a orientação de profissionais, as crianças e os jovens aprendem e se preparam para desenvolver as habilidades de ser, conviver, conhecer e fazer, exatamente os quatros pilares que dão base ao ensino, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)", concluiu Max Prejuízo.
Fonte: Assessoria de imprensa
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