Governo envia propostas de aumento de tributos e deputados aprovam

Propostas tributárias do Governo são aprovadas pelos deputados (Foto: Portal Infonet)

As propostas tributárias sugeridas pelo Governo do Estado para a nova gestão de Belivaldo Chagas (PSD) foram aprovadas pelos deputados estaduais nesta quinta-feira, 20, na última sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Inicialmente, os pedidos vinham em três eixos, para incrementar as arrecadações do Estado: aumento de alíquota de ICMS em serviços de energia elétrica de 17% para 18%; de 18% para 25% em antissolares; e de elevação de 7% para 18% da alíquota de produtos de informática; reformulação da tabela de Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD); e a permanência do Fundo Especial de Equilíbrio Fiscal (Feef).

Alguns aspectos destes três projetos foram (alterados) via emendas. A alíquota desejada de ICMS em produtos de informática passou de 18% para 12%;  no caso do ITCMD, houve a redução das faixas de pagamento em Unidade Fiscal Padrão (UFP/SE).

Estas emendas foram discutidas entre os deputados estaduais, entidades do setor produtivo e o Governo do Estado. Durante a solenidade de diplomação dos políticos eleitos, o governador Belivaldo Chagas considerou as alterações, incluindo a reforma administrativa, fundamentais para sua governabilidade nos próximos anos. “O principal é reencontrar o equilíbrio das finanças. A partir de janeiro, com a primeira parte das reformas aprovadas, quando a Assembleia retornar em março, vamos apresentar a segunda etapa. O principal é buscar economia o máximo de economia que a gente puder, mas ainda assim, não será suficiente para encontrar esse equilíbrio. É preciso que a gente também melhore a arrecadação, e que tenhamos algumas definições por parte do Governo Federal. Estamos nessa expectativa”.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais