
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) emitiu um comunicado nesta quinta-feira, 6, para esclarecer que não tem qualquer relação com supostas pesquisas de intenção de voto referentes ao processo seletivo da lista sêxtupla para a vaga do Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
De acordo com a instituição, advogados têm relatado que estão sendo contatados por telefone por pessoas que se identificam como representantes de uma empresa e questionam em qual candidato pretendem votar. Durante as ligações, há ainda a tentativa de associar a pesquisa à OAB/SE.
Em nota, a Ordem afirmou que “não realiza, não realizará e tampouco autoriza qualquer tipo de pesquisa, enquete ou levantamento de intenção de voto, em meio físico ou digital, sobre o processo seletivo da lista sêxtupla”. A entidade reforçou que qualquer divulgação nesse sentido não tem vínculo com a instituição nem representa sua posição oficial.
A OAB Sergipe informou também que a empresa responsável pela pesquisa já foi notificada e orientada a suspender imediatamente a ação, sob pena de medidas judiciais.
A Seccional destacou seu compromisso com a transparência e a legitimidade do processo democrático, reafirmando o direito de cada advogado escolher livremente seu voto. “A OAB Sergipe permanece firme na fiscalização de todas as etapas do processo e não tolerará qualquer forma de indução, assédio ou pressão sobre o voto”, destacou a instituição.
Por fim, a OAB/SE orientou que eventuais irregularidades ou denúncias relacionadas ao processo eleitoral sejam encaminhadas para o e-mail quinto@oabsergipe.org.br.
Por Nicolle Santana e Verlane Estácio com informações da OAB/SE
