Sergipe tem terceiro maior percentual de votos nulos do país

Milhares de pessoas decidiram anular o voto (Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE)

O Estado de Sergipe registrou o terceiro maior percentual de votos nulos de todo o país no segundo turno das eleições presidenciais em 2018. Ao todo, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 119.746 eleitores optaram por anular o voto em todo o Estado. Este número representa 9,47% do total de pessoas que foram às urnas no último domingo, 28, em Sergipe. Em todo o país, mais de 8 milhões de pessoas votaram nulo para Presidente da República.

Segundo o TSE, Sergipe ficou atrás apenas dos estados de Minas Gerais (10,57%) e São Paulo (9,99%). Também obtiveram altos percentuais de votos nulos os estados do Rio de Janeiro (9,12%) e o Pará (7,12%). O local com menor índice foi o Acre, com apenas 2,67% de votos anulados.

No primeiro turno, os dados do TSE mostram que o percentual de votos nulos para Presidente da República foi menor em Sergipe, obtendo 8,42% do total.

Governo do Estado

O número de votos nulos para o Governo do Estado também foi alto em Sergipe. Ao todo, foram registrados 179.998 votos, o que representa 14,24% do total neste segundo turno. Os dados, segundo o TSE, deixam Sergipe na segunda colocação neste quesito, ficando atrás somente de Minas Gerais, que teve 15,66% dos votos anulados.

Sem validade

De acordo com o Senado Federal, nem os votos nulos, nem os brancos possuem validade e, portanto, não são considerados na hora da contagem e não influenciam no resultado. Por isso mesmo, a quantidade de votos brancos ou nulos também não tem poder de cancelar uma eleição, seja ela majoritária (maior número de votos válidos apurados) ou proporcional (mais da metade dos votos válidos apurados).

por Yago de Andrade
Com informações do TSE e do Senado Federal

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais