TRE promove audiência sobre lisura do processo eleitoral

TRE promove audiência sobre lisura do processo eleitoral (Foto: Portal Infonet)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu uma audiência pública, na manhã desta quinta-feira, 18, para divulgar e tornar mais claros como acontecem os procedimentos de segurança no sistema eletrônico de votação.

O secretário de tecnologia da informação do TRE, José Carvalho Peixoto, foi quem conduziu a palestra, detalhando desenvolvimento dos sistemas, assinatura digital transmissão dos votos em rede dedicada, segurança em cascata da urna e outros aspectos.

Um dos principais procedimentos é a votação paralela, meio de comprovar a lisura do processo eleitoral e a eficácia das urnas eletrônicas. Ela aconteceu no primeiro turno, e a auditoria acontecerá também no segundo turno. No dia 27, véspera das eleições, três urnas, uma da capital e duas do interior, serão sorteadas na sede do TRE.

O presidente do Tribunal, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, “O que motivou a audiência foram os questionamentos feitos, as fake news em relação à urna eletrônica. Temos mais de 120 sistemas de proteção, mais de 30 tipos de ‘logagem’. Não estamos ligados à internet, mas as pessoas insistem em propagar essas notícias. Somos os melhores, e outros países que não utilizam é que estão atrasados”, disse.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais