TRE sorteia urnas que serão auditadas na votação paralela

TRE sorteia urnas que serão auditadas na votação paralela (Foto: Portal Infonet)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou, neste sábado, 6, o sorteio das urnas que serão auditadas durante o processo chamado de votação paralela. Foram sorteadas duas urnas que já haviam sido distribuídas para o interior do Estado para a capital.

Os equipamentos virão da Faculdade de Sergipe, em Aracaju; da Escola Municipal Ermírio Torres Machado, localizado em Poço Redondo; e da Escola de 1º Grau Amintas Leopoldino Ramos, em Tobias Barreto. Elas serão substituídas por outras urnas.

José Carvalho Peixoto conta que população pode conferir procedimento no dia 7 (Foto: Portal Infonet)

O sorteio foi realizado na presença de funcionários do TRE e de seu presidente Ricardo Múcio, além de membros dos partidos políticos e coligações que concorrem nestas eleições. De acordo com José Carvalho Peixoto, secretário de Tecnologia da Informação, contou como funciona o processo. “O objetivo é provar que o software da urna registra os votos corretamente. Durante todo o dia 7, elas receberão votos. Foram preenchidas cédulas pelos membros de partidos, Ministério Público e outros órgãos, com os candidatos reais. Não temos conhecimento do seu teor. Foram colocadas lacradas em recipiente e só serão retiradas amanhã, quando serão ‘traduzidas’ para a urna eletrônica”.

Todo o processo de transferência de votos será registrado em vídeo e a população pode ter acesso, para fiscalizar. O procedimento, que acontece no TRE neste dia 7, começou nas eleições do ano de 2002.

Mais três urnas serão auditadas também nas seções eleitorais durante o domingo. O sorteio definiu que passarão pela votação paralela, também, três urnas eletrônicas que estão nas cidades de Nossa Senhora Aparecida (26ª zona), Estância (6ª zona) e Neópolis (15ª zona).

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais