O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) está estudando como apresentará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa regulamentar a profissão de jornalista. A exigência do diploma para o exercício da atividade foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta, 17, por 8 votos a 1. Senador Valadares (Foto: Agência Brasil)
De acordo com o senador, são necessárias 27 assinaturas para que o texto seja aprovado. “Antes farei uma consulta à Comissão de Justiça para que o projeto não seja barrado”, conta.
Valadares ressalta que respeita a decisão do STF, mas que a medida pode ser uma saída para os jornalistas exercerem a profissão. “A questão da verticalização dos partidos, decidida pelo STF, foi derrubada por uma PEC. Se para os partidos políticos houve uma solução, por que não pode haver para os jornalistas?”, questiona.
Ainda comentando a decisão, ele diz que as conquistas da classe jornalística são muitas e que a profissão, ao longo dos anos, se legitimou com a prática. “Os jornalistas passaram a ser requisitados dentro de um padrão de profissionalismo. Estão subestimando a classe”, completa.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B