Valorização humana é o foco da gestão do novo presidente do TJ/SE

Novo presidente do TJSE, desembargador Edson Ulisses, quer aproximar a sociedade do Tribunal (Foto: TJSE)

O desembargador Edson Ulisses de Melo será empossado no final da tarde desta segunda-feira, 1º, como presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). O desembargador, que fica à frente da presidência do órgão pelos próximos dois anos, concedeu entrevista coletiva a imprensa para falar dos desafios e projetos que pretende desenvolver na sua gestão. A prioridade do novo presidente será a valorização do ser humano.

O presidente entende que é preciso trazer a sociedade para perto do Tribunal através de ações que valorizem as pessoas e que respeite os direitos humanos. “Eu sou um grande defensor dos direitos humanos e acho que o TJSE tem feito um bom trabalho à frente a isso. O foco da minha gestão vai ser valorizar o ser humano incentivando a cultura, a cidadania, a arte, e a valorização das pessoas passa por uma boa prestação jurisdicional”, afirma.

Ainda sobre direitos humanos, o novo presidente foi questionado sobre a atuação da justiça diante do aumento de casos de violência contra a mulher. O desembargador entende que o judiciário sergipano tem dado uma resposta rápida as demandas, o que falta para resguardar as mulheres vítimas de violência em Sergipe é uma rede de proteção.

“Não há uma rede de proteção, que é papel do poder Executivo, e não do judiciário. As mulheres que sofrem violência muitas vezes precisam voltar para a mesma casa do agressor, permanecem na mesma cidade, então é preciso ter uma rede de proteção para dar abrigo e proteção a essa mulher que fica desamparada. As questões que chegam ao judiciário são apresentadas soluções rápidas, medidas restritivas e prisões, mas essas prisões não duram para sempre, por isso é fundamental uma rede de proteção”, ressalta.

O TJSE já tem verba garantida, segundo o presidente, para implantação da Casa da Mulher Brasileira, projeto do governo federal ligado ao Programa Viver sem Violência, que reúne diversos serviços de atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar.

“A Coordenadoria da Mulher do TJSE conseguiu esse recurso, a pandemia atrasou um pouco o andamento do projeto, mas o importante que Sergipe será um dos poucos estados que terão a Casa da Mulher. A cultura machista é milenar e não vai acabar de uma hora para outra, mas é através da educação que vamos conseguir mudar isso. É de pequeno que as crianças devem entender que mulher não é propriedade de homem. Não basta apenas punir, tem que educar. E, medidas paliativas, como rede de proteção eficiente é fundamental nesse processo”, enfatiza.

Servidores

Dentre as prioridades da gestão do novo presidente foi citada a valorização dos servidores do TJSE, que inclusive, estão em campanha de valorização salarial. De acordo com o desembargador Edson Ulisses, o diálogo e consenso irão prevalecer em sua gestão.

“Estamos vivendo um momento difícil, temos algumas restrições, mas eu prezo pelo diálogo ético e sincero. Vamos sentar, conversar e estudar saídas. Em tempos de pandemia tivemos que nos reinventar, é um período de poucos recursos e muitas demandas. Não tenho como afirmar nada ainda, mas o que for possível ser feito, será”, garante.

Posse

A posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para o biênio 2021-2023 será realizada nesta segunda-feira, 1º de fevereiro. Serão empossados os Desembargadores Edson Ulisses de Melo, como presidente; Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, vice-presidente; e Diógenes Barreto, corregedor-geral da justiça. A sessão solene de posse acontecerá às 17 horas, por videoconferência, com transmissão ao vivo pelo canal do TJSE no YouTube.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais