Alimentação no inverno: cuidado e atenção para evitar o descontrole!

Faltam apenas dois meses para o inverno, e as temperaturas em algumas regiões do Brasil já começaram a cair. Com isso, há uma mudança alimentar no cardápio da maioria dos brasileiros, que inclui maior consumo de alimentos calóricos, ricos em carboidratos. Por isso, é preciso ter atenção e ficar atento às receitas menos calóricas disponíveis em sites como o folhago.

 

É natural que em épocas mais frias o nosso desejo por alimentos mais calóricos, como pães e doces aumente. Isso pode ser explicado de maneira científica e biológica, inclusive. É que no frio, o nosso metabolismo precisa de mais energia para manter o corpo aquecido. Com isso, há uma necessidade natural de matéria-prima, ou seja, o carboidrato.

 

Dessa forma, é como se o corpo mandasse uma mensagem ao cérebro dizendo: “pode comer, que eu preciso mesmo”. No entanto, o exagero nesse tipo de alimento pode levar ao ganho excessivo de peso, já que a prática de atividade física também diminui no inverno, em decorrência das baixas temperaturas.

 

Por isso, especialistas em nutrição sempre fazem algumas recomendações para evitar os abusos durante essa época do ano. O importante, no entanto, é não se privar de nada e evitar exageros, como apontou a nutricionista Sophie Deram, do blog Nutrição Sem Neura.

 

“Ao nos privamos demais, elevamos as chances de comer em excesso quando nos “liberamos”. Então, respeite suas vontades com bom senso! É claro que não dá para atravessar o inverno à base de comida em excesso e sem qualidade. Mas, ao cuidar bem do seu corpo, ele saberá lidar muito bem com um possível aumento da fome. É importante estar disposto a manter qualidade e variedade no prato e observar o próprio comportamento”, afirmou a especialista.

 

Ela afirma que algumas dicas podem ajudar quem está mais “perdido” para tentar regular a alimentação. A primeira delas é não pular as refeições. Muita gente acha que evitar o café da manhã e o almoço para se esbaldar na janta é algo bom. Mas não é. Comer normalmente faz com que sua fome seja controlada e não haja exagero em nenhuma hora do dia, incluindo no momento de comer algo mais saboroso.

 

Outra dica é abusar do consumo de alimentos que, nessa época do ano, ganham maior protagonismo, como as sopas. Elas podem ser compostas por vegetais diversos e carnes magras. São versáteis para almoço ou jantar e ainda esquentam em um dia mais frio.

 

Nessa mesma lista estão os legumes refogados. Com a temperatura mais baixa, é compreensível que o desejo por uma salada fria diminua. Por isso, não deixe de investir em legumes diversos ou, até mesmo, os folhosos como acelga, couve, espinafre, repolho, entre outros.

 

“Os legumes assados também ficam muito saborosos e são super práticos de fazer, é só caprichar nos temperos de sua preferência e colocar no forno. O sabor de alguns deles ficam ainda mais acentuados quando assados, como beterraba, cenoura e abóbora cabotiá”, afirma Sophie Deram.

 

Agora, se mesmo diante das dicas você exagerou, não adianta se martirizar. O ideal é seguir a vida e evitar que isso volte a acontecer novamente. “É normal exagerarmos mais no frio. Tenha consciência disso e se permita comer sem culpa. O interessante é tentar recuperar o equilíbrio depois. Se você comeu em excesso em um dia, sua fome provavelmente vai demorar para voltar. Tente retomar sua alimentação normal no dia seguinte”, encerra a especialista.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais