Aracaju é o único município que oferta urgência odontológica no SUS 

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju é o único em Sergipe a ofertar atendimento de urgência odontológica (Foto: SMS)

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju é o único em Sergipe a ofertar atendimento de urgência odontológica. Este serviço de saúde bucal é disponibilizado através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no Hospital Municipal Nestor Piva, situado na Avenida Maranhão, zona Norte da capital.

O atendimento de urgência odontológica  é realizado de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e nos finais de semana e feriados, de forma integral (24h). “Este serviço fica disponível  nos dias e horários que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão fechadas. A pessoa que estiver com uma dor de dente à noite, por exemplo, pode se deslocar até a recepção do hospital que  a auxiliar de saúde bucal de plantão faz o acolhimento e encaminha ao profissional de Odontologia para ser atendido”, explicou a coordenadora geral do hospital, Camila Beatriz de Matos.

Para o atendimento, o paciente deve levar o Cartão SUS e um documento de identificação com foto para fazer o cadastro na unidade hospitalar. “O dentista faz o atendimento de urgência, se for necessário, faz a medicação e encaminha para continuar o tratamento na UBS de referência da pessoa”, completou.

Importância

O serviço de urgência odontológica funciona em ambiente exclusivo, com uma sala no hospital dedicada somente a este tipo de atendimento. “O serviço é dotado de todos os insumos , instrumentais e equipamentos necessários para oferecer  um atendimento com dignidade, além de ter profissionais  com competência e amplas habilidades para a resolução dos problemas trazidos pelos usuários”, enfatizou a referência técnica em Saúde Bucal da SMS, Iucema Santana.

Segundo Iucema, várias situações são consideradas de urgência  como dor, hemorragias  alveolares, fraturas dentárias, fraturas de restaurações, extrações dentárias, pulpites, abscessos periodontal e traumatismo.  A equipe é formada por nove cirurgiões-dentistas e  quatro auxiliares de saúde bucal. “Consideramos a urgência odontológica  como medida  rápida de atendimento que tem o objetivo de aliviar os sintomas dolorosos e infecciosos da cavidade bucal e muitas vezes elevar a autoestima da pessoa quando, por exemplo, fratura  uma restauração de um dente da frente”, destacou.

Para a odontóloga Anna Karina Silva Santos, o serviço de urgência odontológica é de fundamental importância para a população, pois seu funcionamento ocorre justamente nos horários em que as UBS estão fechadas. “A grande maioria dos casos de odontalgias, é necessário intervirmos e fazermos procedimentos odontológicos para que assim consigamos sanar a dor do paciente. Como por exemplo, em um caso de dor de dente aguda , pulsátil, muito comum nos atendimentos odontológicos que realizamos nas urgências, a dor só irá passar se o dente do paciente for aberto (se fizermos a pulpotomia dentária). E nós cirurgiões-dentistas somos os únicos profissionais habilitados  para resolvermos esses tipos  de problemas dentários”, detalhou.

Atendimento

Anna Karina ressaltou que a urgência odontológica do Nestor Piva é a única em todo o estado. “Atendemos pacientes não apenas do município de Aracaju, frequentemente aparecem pacientes dos municípios vizinhos, e, inclusive de outros estados, que buscam o nosso atendimento porque sentiram alguma dor de dente e não existe nenhuma outra urgência odontológica no setor público disponível em todo o estado”, frisou.

A odontóloga trabalha no setor desde que inauguraram o Nestor Piva e implantaram o serviço de urgência odontológica. “Gosto muito do serviço que vem sendo ofertado à população, é claro que ao longo do tempo algumas melhorias são necessárias, mas no geral, na grande maioria dos casos, conseguimos resolver o problema do paciente. Vi o quanto já crescemos , pois no início o fluxo de pacientes era bem pequeno. Hoje os plantões odontológicos estão muito mais movimentados , o fluxo de pacientes já aumentou bastante e acredito que com uma maior divulgação na mídia, haja ainda um aumento no número de atendimentos”, ressaltou.

Após o atendimento  na urgência odontológica, o paciente é encaminhado às unidades básicas para que possa dar continuidade ao tratamento odontológico. “Muitas vezes o paciente precisará de tratamentos especializados como tratamentos endodônticos, periodontais  e cirúrgicos. Em algumas situações , como somos porta aberta, aparecem pacientes querendo fazer o tratamento odontológico no hospital. Nós, dentistas, que estamos na urgência, atendemos a todos que procuram os nossos serviços, todos os pacientes que fazem fichas na urgência odontológica são avaliados, examinados e, se por acaso, não for um caso de urgência odontológica, eles são orientados quanto ao serviço que é ofertado no Nestor Piva, e são encaminhados às UBS para darem início ao tratamento odontológico”, concluiu Anna Karina.

Fonte: PMA

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais