Aracaju receberá reforço no combate à dengue

Solenidade foi realizada na Escola Técnica do SUS (Fotos: SMS)

Na manhã dessa terça-feira, dia 17, o auditório da Escola Técnica do SUS, no Centro de Aracaju, ficou lotado com a solenidade de abertura de capacitação dos candidatos aprovados para as vagas de agente de endemias, de motoristas de UBV (carro fumacê) e de supervisores. A seleção pública dos novos profissionais foi realizada por meio de parceria entre a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Durante o evento, foi informado que Aracaju ganhará o reforço de mais 30 agentes de endemias, que atuarão junto aos cerca de 250 que já trabalham no Programa Municipal de Controle da Dengue. Na solenidade estiveram reunidos representantes da Funesa e de diversas secretarias municipais de Saúde, a exemplo da Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS).

Cavalcante: degue aparece com série de condições favoráveis

O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, destacou a importância da parceria com o Estado. “A chegada dos agentes de endemias fortalecerá o monitoramento da infestação do mosquito e as ações no campo, intensificando o trabalho de controle da dengue em Aracaju”, avalia.

Cerimônia

Durante a cerimônia o secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, destacou a importância do evento. “É uma honra estarmos aqui reunidos porque as pessoas presentes conquistaram por mérito as vagas, disputando com mais de 12 mil inscritos na seleção. A reforma sanitária tem sido uma marca do governo na gestão de Marcelo Déda”, disse o secretário adjunto.

Expectativa

Entre os convocados, a expectativa é grande para concluir a capacitação e poder atuar no campo. Na manhã dessa terça-feira, a bióloga e gerente estadual do Núcleo de Endemias, Sidney Sá, realizou uma palestra esclarecedora sobre a dengue, para os aprovados.

Jane Cleide, 30 anos, conta que está ansiosa com as aulas. “Ficamos na expectativa de aprender e também saber orientar à população, porque sabemos que as pessoas precisam de esclarecimentos e a melhoria da Saúde Pública interessa a todos nós”, revela.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, a capacitação e contratação de novos agentes está acontecendo em um momento importante. “Existe uma série de condições favoráveis para o surgimento da dengue. Fatores climáticos, como chuvas esparsas no verão, o descuido da população quanto ao risco de surgimento de focos do mosquito em reservatórios de água como tonéis e lavanderias e também o aumento do risco de circulação de vírus, com o grande fluxo turístico que o Estado recebe no inicio do ano”, afirmou.

“A dengue é uma doença viral e infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O controle é feito por meio da prevenção e assim como outros Estados do Brasil, Sergipe não está livre de sofrer novas epidemias”, disse Giselda Melo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado.

Fonte: Ascom/SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais