Aracaju tem mobilização para vacinação contra sarampo e pólio

SMS promoveu mais um sábado de vacinação contra a pólio e o sarampo em Aracaju (Foto: SMS)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu seis unidades neste sábado, 25, para vacinar as crianças com idades ente um a menos de cinco anos contra a poliomielite e o sarampo. O objetivo é atingir até a próxima sexta-feira, 31, a meta de 95% de cobertura desta faixa etária.

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, a maior preocupação da SMS são as crianças de até um ano de idade, pois de acordo com os últimos levantamentos, este é o grupo mais desprotegido de toda campanha de imunização.

“De todas as idades que fazem parte da campanha, as crianças de um ano são as que têm a menor cobertura, com apenas 44% da meta atingida até o início da manhã deste sábado. Então precisamos conscientizar principalmente esses pais, para que tragam seus filhos, e se for a primeira dose da vida deles, vale lembrar que uma segunda dose deve ser aplicada com um ano e três meses de idade”, informou a diretora.

No último levantamento realizado pela SMS, Aracaju já tinha imunizado 18.715 crianças contra o sarampo, e 18.962 contra a pólio; números que equivalem a aproximadamente 57% de cobertura vacinal. “Comparado com a campanha anterior, já conseguimos atingir um percentual relativamente bom. Porém ainda temos 12.700 crianças desprotegidas que precisam ser vacinadas nesta última semana, para que possamos atingir a meta, que é o mínimo necessário para que Aracaju seja considerada protegida contra surtos ou epidemias das duas doenças”, alertou Taise.

Unidades

 

As seis unidades abertas neste sábado são: Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); Adel Nunes (Bairro América); Amélia Leite (Suíssa); Carlos Fernandes de Melo (Lamarão); Anália Pina (conj. Almirante Tamandaré) e Lauro Dantas Hora (Bugio).

A cabeleireira Joyce Alves, 35, levou a filha para ser imunizada no Adel Nunes, e elogiou a ação da SMS. “Abrir hoje foi ótimo pra quem não consegue vir durante a semana, pois é mais uma opção para os pais que trabalham o dia todo e não conseguem trazer seus filhos”, elogiou.

A dona de casa Egivanilde Hora também reconheceu a importância de mais um dia aberto pela secretaria. “Abrir mais um final de semana pra gente poder trazer nossos filhos é maravilhoso. De segunda à sexta a gente quase não tem tempo de resolver as coisas, mas como no sábado é mais tranquilo, muita gente como eu aproveita a chance pra vacinar nossas crianças”, acrescentou.

Próxima semana, nos dias 30 e 31 de agosto, as unidades básicas Fernando Sampaio (conj. Castelo Branco) e Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) funcionarão em horário estendido, até às 20h.

 

Com informações da SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais