Campanha: adolescente é detectado com vírus do HIV

O médico Almir Santana (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Durante os festejos juninos a campanha de prevenção realizou quatro ações no Arraiá do Povo, localizado na Orla de Atalaia. Durante o balanço divulgado nesta sexta-feira, 1º, 225 pessoas fizeram 900 testes. Sete pessoas foram diagnosticadas com sífilis, um caso para hepatite B e duas pessoas com o vírus do HIV.

O médico Almir Santana lamentou a opção dos relacionamentos sem preservativos. “Dois casos deu positivo para o vírus do HIV. Foi um adulto que já sabia que tinha um vírus e um jovem, de 16 anos, que não sabia que tinha o vírus. Quando o paciente é diagnosticado ele é encaminhado para começar logo o tratamento no Cemar [Centro de Especialidades Médicas] onde recebe a medicação para iniciar o tratamento o mais rápido possível”, explica o gerente da DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que faz um alerta.

“Quem hoje fica mudando de parceiros e não usa camisinha nas relações, mais cedo ou mais tarde vai se infectar com o vírus HIV”, fala o médico que apresentou ainda os números de casos de infecções.

“Os dados epidemiológicos das três infecções são os seguintes: Hiv/Aids são 4.999 casos notificados desde o ano de 1987; Sífilis em gestantes são 798 casos notificados do ano de 2014 a 2016; Sífilis em crianças são 849 casos notificados do ano de 2014 a 2016;  Hepatite B 348 casos notificados de 2014 a 2016; Hepatite C, 162 casos notificados de 2014 a 2016. Nas conversas individuais  com as pessoas durante a campanha observamos que ,uma parte da população continua fazendo a escolha perigosa de não usar camisinha nas relações sexuais”, concluiu.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais