Campanha contra poliomielite visa vacinar 156 mil crianças em Sergipe

(Foto: SES)

A campanha de vacinação contra a poliomelite iniciada nesta segunda-feira, 8, visa imunizar 156 mil crianças em Sergipe, ou seja, 95% do público alvo, que é formado por crianças de 1 até 5 anos de cidade. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde.

Na capital sergipana, conforme informações divulgadas pela SES, o grupo-alvo da imunização contra poliomelite é formado 33.137 crianças. Em todo o país, a campanha ocorrerá até o dia 9 de setembro. Em Aracaju, pais e responsáveis devem buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Multivacinação

Além da vacinação contra a poliomelite, a SES iniciou a campanha de multivacinação, que é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para esse grupo não há meta estabelecida porque o objetivo é atualizar a caderneta de vacinação e, neste caso, a buscativa é uma das estratégias adotadas pelos municípios para identificar aqueles que estão com o esquema vacinal atrasado.

Na multivacinação, estão disponibilizados para crianças os imunizantes Hepatite A e B, Penta, Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite) Rotavírus Humano, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral, Varicela, entre outras. Para adolescentes, HPV, DT (duplo adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, DTPA e Meningogócica ACWY (conjugada).

Buscativa

“Vamos fazer uma grande mobilização para encontrarmos os não vacinados. Sabemos que existem vários motivos para as coberturas vacinais terem caído, como a falsa sensação da não existência da doença, notícias falsas e os pais e responsáveis serem economicamente ativos e trabalharem no horário de funcionamento das unidades. Como as crianças e adolescentes precisam ser levada por eles, orientamos os municípios a procurarem mecanismos para atender esse público, que pode ser a abertura de unidades no final de semana ou em horário estendido, além de fazerem a buscativa, que é a prática de ir de casa em casa buscando os não vacinados”, enfatizou a enfermeira do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Lira.

Orientações

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, as crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

“As crianças menores de 1 ano de idade [até 11 meses e 29 dias] deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP. Já na multivacinação a população-alvo serão as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação”, explica Larissa.

Documentação

Para atualizar o cartão vacinal, os pais ou responsáveis devem levar a criança até a unidade mais próxima à sua residência, com documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente e cartão de vacinação, para que a equipe faça a avaliação e realize a vacinação.

Com informações da SES e SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais