Campus Lagarto abrigará oito cursos na área da saúde

(Foto: Adilson Andrade (Ascom/UFS))

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto está de casa nova. Foi inaugurado nesta segunda-feira,21, a sede definitiva do Campus da cidade. A solenidade contou com a presença de servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes, gestores da Universidade, autoridades, comunidade local, além do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o governador Jackson Barreto.

Em funcionamento desde o mês de setembro, a sede está localizada ao lado da Rodovia Antônio Martins de Menezes, na saída para Aracaju. O acesso ao Campus se dá pela Avenida Governador Marcelo Déda, recém-construída. O Campus Professor Antônio Garcia Filho levou ao interior da região Nordeste uma avançada estrutura para o ensino universitário, reunindo oito especialidades da área de saúde, com uma proposta pedagógica inovadora.

A implantação do Campus de Lagarto se tornou possível e necessária com a instalação, em 2010, do Hospital Regional de Lagarto (HRL). Criado para atender a cerca de 250 mil habitantes da microrregião, o Hospital tanto estimulou a ida de profissionais da saúde para a cidade, quanto passou a exigir a formação de nova mão-de-obra qualificada.

O HRL, doado pelo governo estadual à UFS no final de 2014, está sendo transformado em Hospital Universitário. A transferência de sua gestão para a Universidade está em processo de transição. Para Angelo Roberto Antoniolli, reitor da UFS, é notável a mudança em Lagarto e regiões circunvizinhas após a instalação do campus. “Temos conseguido inovar em diversos aspectos, integrando os nossos estudantes e pesquisadores à comunidade, modificando as relações no processo de assistência de saúde, fortalecendo a universidade enquanto agente de transformação social. Desafios existem, mas contamos com uma grande rede de parcerias para obtermos avanços e sedimentar as conquistas no interior do estado”, avalia.

A construção da nova sede do Campus de Lagarto foi financiada com recursos do Ministério da Educação, através da UFS, com apoio do Governo do Estado, tanto no custeio da obra quando na doação do terreno. Enquanto se deu a edificação da estrutura, o Campus funcionou provisoriamente em um prédio também cedido pelo Governo do Estado.

Com informações da Ascom do Campus de Lagarto

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais