Câncer de mama: 66 mulheres morreram com a doença

Outubro Rosa foi lançado nesta terça, 8 (Fotos: Portal Infonet)

Cerca de 66 mulheres morreram de câncer de mama em decorrência da doença  em 2012, segundo informações da Secretaria Muncipal de Saúde (SMS), sendo que 400 pacientes foram internadas para realizar algum tipo de procedimento quando no tratamento da doença.

Os dados preocupam a Secretaria Municipal de Saúde que durante todo este mês de outubro estará realizando campanhas com o intuito de conscientizar as mulheres para a prevenção e realizar o autoexame de mama.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde (SMS), Gorete Reis, a conscientização é fundamental. “O ano passado de 2011 e 2012 tem tido um aumento de 20% no número de casos de mortalidade pelo câncer de mama. Só de internamento por causa do câncer de mama ficou em torno de 400 atendimentos que foram feitos as mulheres em relação a algum internamento seja para cirurgia, químio ou radio proveniente do pós-cirúrgico. Então isso mostra que a mortalidade do câncer de mama ainda é elevada. É um fator que alerta para que a mulher faça a prevenção e promoção para se reduzir esse indicador no nosso país”, afirma.

Outubro Rosa

O projeto de Lei do Outubro Rosa é de autoria da secretária Gorete Reis

Como parte da campanha,  ocorreu nesta terça-feira, 8, o lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa realizado pela secretária da saúde de Aracaju, Goretti Reis no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). Em Sergipe, o Outubro Rosa já se tornou um evento anual após projeto de Lei nº 267/2011, de autoria de Goretti Reis enquanto deputada estadual na Assembleia Legislativa.

De acordo com a secretária a intenção é chamar a atenção da sociedade para a prevenção do câncer de mama. “Ainda é preocupante os dados de câncer principalmente os de mama. Ele conseguiu ultrapassar o câncer ginecológico, são dois indicadores ruins que a gente precisa realmente incentivar cada vez mais a população para detecção porque o importante disso tudo é não deixar se instalar e prevenir a doença, então o que a Secretaria puder fazer pra que a gente possa efetivamente contribuir a garantia da assistência, do seu exame, e a gente vai estar contribuindo pra isso”, defende a secretária.

Prevenção

Cristiani Ludmila diz que a prevenção é a melhor saída

Segundo a enfermeira e coordenadora do programa de saúde da SMS, Cristiani Ludmila Borges, a prevenção ainda é a melhor saída. “O câncer de útero é 100% curável, mas tem que descobrir no início e o de câncer de mama é mais agressivo, mas tem boas possibilidades de cura se descobrir nódulos menores de um centímetro. Se for descoberto numa fase que pode ser tratado, não precisa fazer uma mutilação tão grande na mama. Se a mulher conhece o seu corpo e surge alteração como endurecimento de um lado da mama, vermelhidão, uma secreção diferente no mamilo, tudo isso já facilita na identificação, só o autoexame não é suficiente, mas procurar um médico pra que seja feito um exame clínico”.

Os fatores de proteção, segundo Cristiani Ludmila, vai desde a atividade física regular, alimentação saudável, ingerir pelo menos cinco porções de verdura e legumes por dia e não fumar.

Programação

O Outubro Rosa foi lançado no NEPS

No dia 11 vai ocorrer no Parque da Sementeira, a Tarde Rosa, às 15h, quando a população estará convidada a participar de atividades da Academia da Cidade, e outras oferecidas por parceiros como: Senac, UFS, Unit, AMO, AACASE e Climedi.

No dia 14, várias ONG´s parceiras da Secretaria promovem uma caminhada com concentração na Praça da Bandeira, às 16h. Já no dia 24 haverá uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) que cnará com a participação de Goretti Reis.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais