Caps Ivone Lara oferta tratamento terapêuticos complementares a saúde

(Foto: Ascom/SMS)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), está realizando Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Ivone Lara, localizado no bairro Cirurgia.

As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Para ter acesso ao serviço é preciso ser usuário do Caps. As ações são reconhecidas e legitimadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, e em 2017 a Portaria nº 849 instituiu a ampliação das modalidades ofertadas, como auriculoterapia, yoga, ventosaterapia, aromaterapia, reiki, plantas medicinais e reflexologia.

“Algumas dessas práticas possuem origem milenar e antecedem a evolução do conhecimento biomédico ocidental. Consiste em práticas de cuidado que compreendem o sujeito numa perspectiva holística, ou seja, em sua totalidade, buscando atendê-lo em suas necessidades de forma integral com uma sala de cuidados, intensificando a auriculoterapia, ventosaterapia e massagem sendo ofertada para usuários e familiares”, explicou a coordenadora do Caps Ivone Lara, Denize Eduarda Oliveira.

Para a coordenadora, é importante enfatizar o impacto dessas práticas nos equipamentos da Reaps enquanto dispositivos que promovem formas humanizadas de cuidado, de consolidação de vínculos e afetos. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju tem invesitdo em estratégias de implementação e consolidação dessa modalidade de cuidado no Caps Ivone Lara.

Importância

A psicopedagoga e especialista em Saúde Mental Elaine Cristine Santos, que também é trabalhadora do Caps, explica que a aplicação das PICS na unidade proporciona diversos benefícios aos usuários.

“Nós temos apostado nessas práticas integrativas dentro do nosso Caps, as quais são legitimadas nos processos terapêuticos ofertados aos usuários. É uma forma de tratamento e de cuidado que amplia o vínculo com os nossos usuários” enfatiza.

Benefícios

De acordo com Elaine, as PICS têm fortalecido o vínculo com a comunidade. “As práticas foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde como auxiliares nos tratamentos na saúde mental, pois, muitas queixas são referentes à ansiedade, à depressão, à falta de estímulo e ao cansaço, e as práticas ajudam as pessoas com estes transtornos”, completou.

Kalinde Souza, usuária do Caps, disse que não conhecia nenhuma das práticas integrativas e complementares e usufruiu de duas modalidades de cuidado: auriculoterapia e a massagem.

“Eu gostei mais da massagem, pois já apresentou sensações imediatas, estou me sentindo mais aliviada do cansaço e da ansiedade. Mas vou aguardar os efeitos da auriculoterapia, principalmente no que diz respeito às dores”, afirma.

Pics no Caps Ivone Lara

– Auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

– Massagem é uma troca de energia em que, através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, que proporcionam a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental. Os seus benefícios podem ser observados ainda durante a massagem e são ainda mais evidentes para, quando se cria o hábito de receber massagens, pelo menos, uma vez por semana.

– Ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais