Cartão SUS torna-se obrigatório para os aracajuanos

(Foto: Ascom/SMS)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que de acordo com as novas regras implantadas pelo Ministério da Saúde (MS), o cartão SUS torna-se obrigatório para todos os aracajuanos, inclusive para os que possuem planos de saúde. O cartão deve ser feito na Unidade de Saúde da Família (USF).

A portaria nº 763, de 20 de julho de 2011, da Agência Nacional da Saúde, determina que o uso do cartão SUS seja obrigatório para todos os cidadãos, inclusive aqueles que possuem algum plano particular de saúde e que não são atendidos diretamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Aracaju, o coordenador da Rede de Atenção Básica, Geison Ricardo, explica como deve ser o procedimento para a confecção do cartão.

“O cartão SUS pode ser feito em qualquer uma das nossas 43 Unidades de Saúde. Para isso, é preciso que a pessoa leve a carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de residência. Já para os menores de idade, é preciso a Certidão de Nascimento, comprovante de residência e documento de identidade da mãe. Para os casos de 2º via do cartão, estes também são solicitados nas próprias Unidades de Saúde de origem, com a mesma documentação”, informa o coordenador.

O coordenador alerta para que as pessoas não deixem para os últimos dias. "O prazo dado pelos planos de saúde para confecção do Cartão SUS vem gerando um aumento na demanda nas Unidades. Não podemos suspender o serviço ao paciente que precisa de um atendimento para ficar apenas confeccionando o cartão. Para evitar transtornos e tumulto de último, orientamos que as pessoas se antecipem e procurem logo a Unidade de Saúde", explica Geison.

Hoje, a Unidade Sinhazinha que fica na avenida Hermes Fontes tem registrado a maior procura. Com a demanda de rotina, a pessoa chega, solicita e já sai com o cartão, mas por conta desse prazo dos planos, já há fila de espera de quase 1000 cartões a serem confeccionados. Para dar conta da demanda, a Secretaria de Saúde ampliou o atendimento. Na Unidade Manoel de Souza Pereira, no Conjunto Sol Nascente, o reforço chegou com a implantação de um sistema que dá mais agilidade à emissão do cartão.

Para a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Dornelas Moreira, esse processo exige uma colaboração da comunidade porque é um serviço paralelo ao atendimento. "Assim que percebemos a necessidade, ampliamos esse serviço no Sinhazinha e no Manoel de Souza Pereira, mas não dá para ficar esperando o último dia, o que vai acabar penalizando o usuário da Unidades. Pedimos, então, às pessoas que se antecipem", revela.

Fonte: Ascom/SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais