Case: medicamento para esclerose múltipla está em falta

Medicamento para pacientes com esclerose múltipla está em falta no Case (Foto: Arquivo Infonet)

Pacientes que sofrem com esclerose múltipla vêm sofrendo com a falta do medicamento "Fingolimode" no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case). A droga é a única voltada para o tratamento da doença que não foi entregue ao centro.

Filha de uma paciente, Maria Belfort comenta que está desde fevereiro sem conseguir medicação e que isso traz problemas para sua mãe. “O medicamento é muito caro, cada caixa, com duração de 30 dias, custa entre R$7 mil e R$10 mil. Por enquanto, ela só sente muitas dores e fraqueza, mas o meu medo é que haja surtos, porque podem trazer sequelas”, relata.

O presidente da Associação de Combate à Esclerose Múltipla Adilson Teixeira explica que muitas pessoas estão esperando o medicamento. “Nós fomos procurados por pessoas que dependem da medicação. Fazemos as cobranças e estamos aguardando. Caso demore muito, vamos avaliar as medidas que serão tomadas”, explica Teixeira. Segundo ele, em Sergipe, há a estimativa de que cerca de cem pessoas sofram com a doença.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a responsabilidade de compra e entrega são do Ministério da Saúde e que a chegada está prevista para a segunda quinzena de março.

Por Victor Siqueira e Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais