Casos de leptospirose caem, mas o alerta continua

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Os casos de leptospirose em Sergipe vêm caindo nos últimos sete anos. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, da Secretaria de Estado da Saúde (Sinan/SES), em 2013 foram registrados 33 casos. Este ano, foram registrados até junho, sete casos. A doença provocada pela bactéria leptospira, presente na urina do rato, é grave e pode levar à morte. Ao longo desses sete anos, 102 pessoas morreram no Estado vítimas dessa patologia.

De acordo com o médico infectologista da SES, Marco Aurélio Góes, as medidas de controle ambiental para controlar a presença dos ratos têm contribuído significativamente para a redução.

“As ações educativas orientando a população como agir em épocas de chuva após o contato com áreas alagadas, especialmente em locais carentes de saneamento básico, também têm contribuído para a diminuição dos casos. Anos que têm menos chuva, há menos casos de leptospirose”, comentou.

Ainda segundo o especialista, apesar dessa diminuição, o alerta permanece. “Isso porque a presença da leptospira está na comunidade e todas as vezes que houver possibilidade de contato do homem com a bactéria, há risco de infecção. O agente infeccioso está espalhado na natureza”, destacou.

Ano a ano

Em 2007, a SES registrou 83 casos. No ano de 2008 foram 75 registros, e em 2009, 50 casos. Em 2010, houve um ligeiro crescimento: 73 casos. Já em 2011, o número caiu: foram 48 casos da doença. Em 2012 foram 34 casos e, em 2013, 33 registros.

Aracaju é o município com maior número de registros. Entre 2007 e 2014 foram registrados 154 casos. Em seguida, aparece o município de Nossa Senhora do Socorro com 73 casos, e São Cristóvão, com 29 registros. Laranjeiras e Maruim aparecem, nesse período, com 20 casos, em cada um desses municípios. As demais cidades sergipanas registraram números abaixo de 10.

O número de óbitos também vem caindo no Estado de Sergipe. Em 2007, 87 pessoas morreram vítimas da leptospirose. Ano passado esse indicador caiu para 11 e este ano se mantém em sete casos.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais