Com 5 mil exames da Covid-19, Lacen só consegue processar 400 por dia

Lacen só tem consigo dar 400 resultados por dia (Foto: Ascom/SES)

O Laboratório Central do Estado (Lacen) tem, atualmente, 5.277 testes para a Covid-19 para processar os resultados. As equipes da unidade, no entanto, só estão conseguindo processar cerca de 400 exames por dia, segundo informações da superintendência do Lacen. A realidade se desenha pela falta de kits de extração automatizada, que agiliza o processo, e a grande quantidade de testes com amostras que chegam por dia – uma situação que também é vivida em Lacen’s de outros estados.

A resposta para o teste da Covid-19, em condição normal, deveria durar por volta de 24h. Mas, com os agravantes pontuados pela superintendência, esse tempo de resposta tem sido de até 10 dias aqui em Sergipe, em função do trabalho ser manual. Ainda de acordo com a unidade, a chegada dos kits automatizados elevaria a capacidade de processamento de exames a 800 resultados por dia.

Em reportagem do Portal Infonet publicada nesta quinta-feira, 28, o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, informou que há expectativa de que uma remessa de kits cheguem na próxima semana no estado. Os produtos têm sido importados através de uma empresa contratada pelo estado.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais