Saúde de Aracaju intensifica combate ao Calazar no bairro Palestina (Foto: SMS) |
A Saúde de Aracaju, através do Programa de Controle da Leishmaniose – Calazar, como é popularmente conhecida – tem intensificado as ações de investigação, combate e prevenção nas áreas de risco. Uma pessoa foi identificada com a doença no bairro Palestina, Zona Norte de Aracaju, e desde ontem uma equipe Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) está instalando armadilhas nas áreas consideradas críticas, para identificar se existe a presença do mosquito transmissor (Flebótomo) naquela comunidade.
Diferentemente do mosquito transmissor da dengue, que se reproduz na água, o Flebótomo se desenvolve na decomposição de material orgânico, a exemplo de folhas, frutos e limos, fatores presente na região.
Segundo o supervisor do Programa de Controle a Leishmaniose, Wilson de Oliveira, as atividades de investigação seguem até a próxima sexta-feira, 13. "Após esse trabalho de identificação que estamos fazendo, coletando sangue dos animais daquela área e instalando armadilhas para identificação dos mosquitos, faremos a controle químico, ou seja, a aplicação do inseticida, além da distribuição de material educativo", afirmou Wilson.
A Leishmaniose é uma doença que atinge tanto os seres humanos, quanto os animais e é transmitida pelo mosquito Flebótomo. Nos seres humanos os sintomas são febre por cerca de duas semanas, com intervalos; falta de apetite, emagrecimento, indisposição e crescimento do abdômen. Já nos animais, pode ser identificada pelas feridas nas extremidades, lacrimejamento, mau cheiro, unhas grandes e crescimento do abdômen.
O supervisor orienta ainda para que as pessoas que apresentarem qualquer um desses sintomas procurem o mais breve possível a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima. "A confirmação real da doença só é constatada através do exame de sangue, então, é extremante importante que o cidadão procure a unidade para que o médico possa solicitar o exame e, se identificada a presença da enfermidade, fazer os procedimentos para tratamento em tempo hábil", ressaltou Wilson.
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B