Começa campanha de vacinação contra a gripe influenza

Logo no início da manhã muitos idosos procuraram o posto para vacinação (Fotos: Portal Infonet)

A campanha de vacinação contra a gripe influenza teve início na manhã desta segunda-feira, 15, e segue até o dia 26 de abril nos postos de saúde. Na Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha, na avenida Hermes Fontes, mais de 100 pessoas foram vacinadas no período da manhã.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade e as complicações causadas pelo vírus. Segundo a enfermeira Heyne Rejane Costa, já houve uma grande procura, principalmente, dos idosos pela vacinação. “Hoje pela manhã já tinha uma fila quilométrica de idosos por causa da vacinação. É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e não deixem de participar da campanha de  vacinação”, orienta.

A aposentada Iara Moreira conta que sempre realiza a vacinação contra a gripe. “Acho muito importante a vacinação, pois a gripe vem mais franca. Sempre participo das campanhas e venho logo no primeiro dia”, afirma.

Podem participar da campanha crianças entre seis meses e dois anos

Já aposentada Marizete Cardoso, não realiza a vacinação há quatro anos, pois acha que a vacina piora o quadro.” Não tomo a vacina porque fico pior. Raramente fico gripada  e o meu almoço tem sempre uma laranja, que contém vitamina C e ajuda a prevenir contra a gripe”.

De acordo com a enfermeira Heyne, depois da vacinação o vírus da gripe é morto. “O que acontece é que muitas pessoas já estão infectadas com o vírus e por coincidência, após a vacinação ele se manifesta”, explica a enfermeira.

Vacinação

A meta do Ministério da Saúde é atingir 32 milhões de pessoas. Podem participar da campanha os trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes e pessoas acima de 60 anos.

Enfermeira destaca a importância da vacinação

Este ano mais dois grupos foram incluídos na campanha: mulheres puerpério ( no período de até 45 dias após o parto)  e os doentes crônicos. Desde o dia 9 de abril as vacinas foram distribuídas, através da secretaria de Estado da Saúde (SES),  nos 75 municípios de Sergipe.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais