Gestantes e acompanhantes disputam vagas nos corredores (Fotos: Ascom/Coren) |
“Senti como se estivesse em acampamento de guerra”. O desabafo vem da presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Cláudia Mattos, numa referência à superlotação constatada na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju. A equipe do Coren realizou visita de inspeção na terça-feira, 29, motivada pelas denúncias feitas por profissionais àquele conselho, e detectou uma grande quantidade de gestantes aguardando atendimentos em longas filas formadas entre os corredores.
Segundo a presidente, os leitos existentes foram duplicados com as poucas macas existentes e os ambulatórios da maternidade transformados em enfermarias para acomodar a grande quantidade de pacientes. Além da superlotação, a presidente do Coren destacou a insuficiência de profissionais para prestar o atendimento adequado às parturientes. Como consequência, o Coren, segundo a presidente, já ajuizou ação com o intuito de obrigar o governo do estado a adotar medidas para regularizar a situação.
Segundo a presidente, a maternidade está funcionando com um efetivo de enfermeiros 50% menor e de 30% menos no número de técnicos de enfermagem. Este quadro, conforme ressaltou, está deixando os profissionais estressados, recusando até a gratificações para aumentar a carga horária por não suportar a sobrecarga.
Nossa Senhora de Lourdes: caos |
Na ótica da presidente do Coren, a alternativa é a realização de concurso público para a contratação de novos profissionais e também assegurar condições às maternidades instaladas no interior do estado. “Os profissionais estão pedindo socorro literalmente pela sobrecarga de trabalho”, ressaltou.
A assessoria de imprensa informou que a Secretaria de Estado da Saúde só se manifestará quando for notificada oficialmente pelo Coren. A presidente do Coren informou que encaminhará ofício à Fundação Hospitalar de Saúde, à Secretaria de Estado da Saúde e também ao Ministério Público.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B