Coronavírus: MPT cria meio para cidadão denunciar abusos trabalhistas

Canais disponíveis pelo MPT para fazer as denúncias (Foto reproduzida do cartaz de divulgação)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) criou dois canais de atendimento para receber denúncias que envolvem desrespeito às medidas preventivas adotadas pelo governo quanto ao enfrentamento ao coronavírus, que provoca a infecção Covid-19 responsável pela morte de milhares de pessoas no mundo. O MPT recebe denúncias relacionadas a questões trabalhistas, situação que os direitos do trabalhador estejam sendo desrespeitados.

Nestas circunstâncias, o MPT já recebeu 143 denúncias e instaurou 74 inquéritos civis que continuam em tramitação na Justiça do Trabalho.

Como fazer a denúncia

Para formalizar a denúncia, o cidadão deve acessar o site do MPT, no link  https://peticionamento.prt20.mpt.mp.br/denuncia e seguir as orientações no passo a passo após escolher a cidade onde está ocorrendo o desrespeito às medidas preventivas. O cidadão também pode fazer a denúncia por meio do aplicativo WhatsApp, no número (79) 98157 – 6169.

O MPT em Sergipe emitiu notificações às empresas das áreas da saúde, supermercados, coleta de lixo e limpeza urbana, empregadores de trabalhadores domésticos, empresas de construção civil e municípios em que há trabalho de catadores de material reciclável com o objetivo de orientar empregadores sobre os procedimentos a serem adotados durante a epidemia do Covid-19.

 

por Cassia Santana

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais