Covid-19: 56% da população carcerária de Sergipe testaram positivo

800 detentos foram testados em todos os presídios do Estado (Foto: Força Tarefa Covid19 UFS/LaBiC)

O estudo feito pela Força Tarefa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para testagem do Covid-19 em detentos do sistema prisional de Sergipe foi concluído essa semana e aponta que dos 800 internos testados, 448, pouco mais da metade da população carcerária (56%), testaram positivo para o vírus.

Resultado da pesquisa feita nos presídios do Estado (Foto: Força Tarefa Covid19 UFS/LaBiC)

A pesquisa, que foi feita por amostragem e testou 800 detentos de todos os presídios do Estado, com exceção do Hospital de Custódia, no período de 31 de agosto a 11 de setembro, aponta que 18,89% apresentam infecção recente, 12,98% já estão curados e 68,12% ainda não tiveram contato com o vírus.

“A pesquisa nos mostra que o vírus já circulou dentro do sistema prisional. Temos mais contaminados do que recuperados, mas já temos uma grande parcela da população carcerária que está recuperada, isso é muito bom. Todos os apenados em que fizemos os testes estavam assintomáticos, tanto positivo quanto negativo. Isso mostra que como é uma população jovem, a chance de agravar é mínima”, explica Lysandro Borges, coordenador do projeto e professor do Departamento de Farmácia da UFS.

A pesquisa foi realizada pela Força Tarefa da UFS (Foto: Força Tarefa Covid19 UFS/LaBiC)

Lysandro conta que em 15 dias, uma nova testagem será feita com os detentos do sistema prisional para avaliar os números de curados e infectados após a liberação das visitas nos presídios que estavam suspensas desde março e foram retomadas gradualmente na última segunda-feira, 14.

“Com as visitas, vamos verificar se o perfil se mantem. Provavelmente, vai aumentar a quantidade de recuperados porque os que são positivos hoje estarão na linha dos recuperados em sete dias. Vamos repetir a testagem em 15 dias para verificar o efeito da visita”, adianta.

Sejuc

A Secretaria da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc) informa que está adotando todas as medidas necessárias ao enfrentamento à Covid-19 nas unidades do sistema prisional sergipano. Desde março, vem sendo adotado um plano de contingência, que incluiu a suspensão das visitas aos internos.

De acordo com a pasta, a testagem faz parte das orientações das autoridades de saúde e foi solicitada pela própria Sejuc à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e à Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os internos que apresentaram o vírus ativo, segundo a Sejuc, foram transferidos para o pavilhão especial de quarentena em Areia Branca. Os demais, estão isolados nas próprias unidades prisionais.

A Sejuc informa ainda que muitos dos internos são jovens e não estão nos grupos de riscos para a Covid-19. A Secretaria afirma que continua adotando todas as medidas necessárias à redução dos riscos de contágio pelo coronavírus, do mesmo modo em que foram adotados no início da pandemia.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais