Covid-19: Lacen acumula demanda reprimida de três mil amostras

Amostras estão sendo enviadas para Fiocruz analisar (Foto: SES)

Mesmo enviando amostras diariamente para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE) acumula até esta sexta-feira, 19, uma demanda reprimida de três mil amostras para análise da Covid-19.

“Estamos analisando aqui amostras de hospitais e de urgência. As amostras que chegam de UBS, assintomáticos e de contatos de pessoas infectadas nós estamos mandando para Fiocruz. Semana passada, enviamos 4,5 mil amostras e, essa semana, a mesma quantidade”, explica Cliomar Alves, superintendente do Lacen.

O prazo para a entrega dos resultados das amostras analisadas pelo Lacen é de 48 horas. No caso das amostras enviadas para Fiocruz, o prazo é de cinco dias. “Já recebemos alguns resultados das amostras da semana passada, mas estamos esperando os resultados das amostras que mandamos no final da semana. Por dia, em média, recebemos 1.600 amostras, porém a nossa capacidade instalada é de 1.200 por dia. Então, o que passa da nossa capacidade, mandamos para a Fiocruz”, aponta.

Novas variantes

Essa semana, o Lacen recebeu o relatório da Fiocruz sobre a circulação de variantes do coronavírus em Sergipe. De acordo com Cliomar, nenhuma nova variante foi encontrada nas amostras enviadas. “ Temos muitos casos positivos com as novas variantes, a P1 por exemplo, que é a variante brasileira, mas não temos nada novo. O cenário em relação as variantes continua o mesmo”, conclui.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais