Covid-19: SMS aponta redução na adesão da população ao teste rápido

Teste rápido do Covid-19 nos bairros de Aracaju
SMS aponta redução na adesão da população na realização dos testes rápidos para Covid-19 nos bairros de Aracaju (Foto: SMS)

A adesão da população aracajuana a realização dos testes rápidos do Covid-19 está diminuindo. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que tem ido até as comunidades de Aracaju fazer os testes e notado a baixa adesão da população, pois em alguns locais apenas 50% dos testes estão sendo feitos.  Ainda segundo a SMS, os testes são importantes para monitorar e controlar o adoecimento da população na capital pelo Covid-19.

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do município, Taise Cavalcante, conta que a cada semana dois bairros recebem as equipes da saúde para fazer a testagem e 600 testes rápidos são levados.

“Nos últimos bairros que nós estivemos têm sobrado muitos testes. Semana passada estávamos nos bairro Siqueira Campos e dos 600 testes, fizemos apenas 425. No bairro Industrial foram feitos apenas 304, no Bugio 470 e no Santa Maria 324. Na primeira fase do TesteAju fomos para locais de grande circulação e fazíamos 575, 598, 600 testes e agora que fomos até os bairros notamos essa diminuição na adesão”, conta.

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, a testagem é importante para o controle da doença na capital (Foto: SMS)

Taise explica que o teste rápido é simples, a coleta é feita de forma rápida e o resultado sai em 20 minutos. Ainda segundo a diretora, essa testagem não aponta diagnostico e sim a prevalência do adoecimento da população. “O teste rápido, que é feito com a coleta de sangue através de uma furadinha no dedo, é uma pesquisa para saber se as pessoas têm anticorpos, ou seja, se ela já teve contato com o vírus. Já o teste rápido feito com o cotonete, o RT-PRC, é um teste de biologia molecular pra detectar o vírus no organismo. A SMS oferece os dois testes no TesteAju”, explica.

A diretora explica que a testagem da população é importante para que seja feito um controle e monitoramento da doença na capital. “A epidemia continua, as pessoas estão adoecendo e morrendo. Os casos apenas estabilizaram, mas existem. Os testes nos permite descobrir os casos, monitorar e bloquear a transmissão da doença nas comunidades, principalmente nos casos de pessoas que estão assintomáticas”, esclarece.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais