Creches de SE receberão suplementação nutricional

Creches sergipanas receberão suplementação nutricional (Foto: arquivo Portal Infonet)

A ausência de nutrientes nos primeiros anos de vida de uma criança compromete todo o desenvolvimento e pode levar à desnutrição. Para contribuir no fortalecimento nutricional dos pequenos, prevenindo e reduzindo casos de anemia, o Ministério da Saúde lançou a estratégia NutriSUS, que distribuirá sachês de suplementos de vitaminas e minerais para reforçar a alimentação oferecidas em creches de todo o Brasil. Em Sergipe, serão distribuídos 187 mil sachês de vitaminas para 81 creches de 35 municípios, suprindo as carências nutricionais de mais de 3 mil sergipaninhos.

Segundo Ronaldo Cruz, técnico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela área de Nutrição, o NutriSUS faz parte do Programa de Fortificação da Alimentação Infantil, lançado no segundo semestre do ano passado, e está dentro das ações do Brasil Carinhoso, programa do Governo Federal que compõe o Brasil Sem Miséria para erradicar a fome, elevar o nível de saúde das crianças e melhorar o estado nutricional.

“Um sachê contém 15 micronutrientes imprescindíveis para a prevenção e o controle da anemia. O NutriSUS leva o reforço alimentar através desses nutrientes em pó e trabalha para combater a anemia e a deficiência de ferro para as crianças. É um trabalho intersetorial que envolve a Saúde, o Ministério do Desenvolvimento Social e o Ministério da Educação (MEC). Em Sergipe, a SES atua junto com o Programa Saúde na Escola (PSE). As creches receberão a fortificação nutricional através dos municípios”, explica Ronaldo Cruz.

Ainda de acordo com o técnico, dos 35 municípios que aderiram ao NutriSUS (Aquidabã, Arauá, Barra dos Coqueiros, Boquim, Campo do Brito, Capela, Carira, Cedro de São João, Cristinápolis, Divina Pastora, General Maynard, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga d’Ajuda, Laranjeiras, Macambira, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Pacatuba, Pedrinhas, Pinhão, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Rosário do Catete, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, São Francisco, Umbaúba e Tobias Barreto), 12 já iniciaram as atividades do projeto em 2014. Agora em 2015, 23 municípios restantes começarão a distribuir os sachês.

“No próximo dia 12 de março, teremos uma reunião com todos os municípios que fizeram a adesão ao programa. A adesão foi condicionada e optativa. Estamos enviando ofícios para todos eles para fazer a divulgação do programa. Esse ofício orienta sobre o que é o NutriSUS e a forma de distribuição correta nas creches contempladas”, complementa Ronaldo Cruz.

Para Luciana Boaventura, referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria de Estado da Saúde, o NutriSUS é um potencializador de todas as ações, sendo uma estratégia que fortalece a alimentação das crianças matriculadas nos municípios que aderiram ao PSE.

“O Governo Federal e os Estados desenvolvem as ações junto com os Municípios. Através do NutriSUS, a criança tem a possibilidade de ter em uma de suas refeições a adição de vitaminas que combatem a doenças comuns. Os sachês serão administrados em crianças de 6 a 48 meses, na própria creche. O pó com os nutrientes é misturado à comida, na refeição do almoço, em pratos individualizados. Bem alimentadas e com as vitaminas corretas, as crianças ficam mais dispostas, com maior atenção e o aprendizado será mais satisfatório”, destaca Luciana Boaventura.

Ainda de acordo com a coordenadora, “o Programa Saúde na Escola está apoiando o NutriSUS fazendo uma articulação com a creche e a escola, sensibilizando os pais e professores para aceitar a oferta. Uma boa alimentação fortalece o sistema imunológico da criança. Já foram desenvolvidos estudos que comprovam que a adição dessas vitaminas, nessa faixa etária e com continuidade, tem um efeito positivo no sistema imunológico”.

NutriSUS

O Ministério da Saúde investiu R$ 7,5 milhões na ação, que atenderá mais de 330 mil crianças de 6.864 creches em 1.717 municípios por todo o país. Para 2015, está previsto um investimento de R$ 12,5 milhões para a compra de 40 milhões de sachês.

O Nordeste será a região com o maior número de creches participantes, contabilizando 4.393 unidades. Em seguida vem a região Sudeste, com 1.233, a região Sul, com 599 unidades, a região Norte com 353, e a Centro-Oeste terá 286 creches.

Segundo o Estudo Nacional de Fortificação da Alimentação Complementar (ENFAC), realizado pelo Ministério em parceria com a USP, com o uso do sachê em pó, são reduzidos em 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro.

O NutriSUS é orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomenda a fortificação com múltiplos micronutrientes para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais em crianças. Aproximadamente 50 países já utilizam esse tipo de estratégia ou estão em fase de implantação.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais