Criança aguarda dois anos por cirurgia eletiva pela SMS

Família espera pela cirurgia há dois anos (Fotos: Portal Infonet)

R. J.S, de dois anos, está a espera de uma vaga para realização de uma cirurgia em Aracaju há mais de dois anos. A criança, que nasceu com uma deficiência no esôfago, luta pela vida desde seu nascimento. Por falta de vaga, R.J.S aguarda pela cirurgia de esocoloplastia para ter qualidade vida. Os pais da criança procuraram o Ministério Público Estadual (MPE) para denunciar o descaso.

Em audiência realizada na manhã desta quarta-feira, 20, a promotora de Justiça, Euza Missano, solicitou providência por parte do município. A promotora pediu que a cirurgia fosse feita em dez dias, mas por conta da complexidade da mesma, o procedimento foi marcado para o mês de janeiro.

De acordo com a promotora, a cirurgia já está marcada, o que tranquiliza a família. “Hoje o município se comprometeu, no prazo de 45 dias, realizar a cirurgia, que é a mais complexas das cirurgias pediátricas”, comemora.

A mãe da criança, Maria Lucimar de Jesus, contou que a luta para conseguir que sua filha consiga ser operada começou há dois anos. A criança nasceu com problemas no esôfago e com nove dias de nascida passou por uma cirurgia para que pudesse se alimentar. “Nós sabemos que o problema é grave e que o procedimento cirúrgico é complexo. Mas isso não vai nos impedir de salvar a vida de minha filha. Hoje ficou decido que a cirurgia será em janeiro e nós vamos aguardar. Nosso anseio é que isso aconteça antes que ela possa ir à escola”, espera a mãe.

Audiência discute cirurgias eletivas para crianças 

Fila

Euza Missano lembra que há na fila, cerca de mil crianças aguardando pelas cirurgias eletivas. Segundo ela, após Ação Civil Pública (ACP) movida pelo MPE, já existe a possibilidade de formação de contrato com o município e com o Hospital Santa Isabel. “Isso é um avanço significativo para a população. Segundo informações obtidas pelo MPE, existem quase mil crianças aguardando por cirurgias eletivas”, diz.

SMS

O município, através de seus representantes, garantiu a realização do procedimento cirúrgico da criança, em ambiente hospitalar do Hospital Santa Izabel, com reserva de leito em UTI.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais