CRO lança campanha sobre o Código de Ética Odontológico

Para o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, a campanha deverá reduzir a incidência das infrações éticas (Foto: Jadilson Simões)

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) lançou, no último mês, uma campanha de conscientização da classe acerca da observância do Código de Ética Odontológico. Intitulada “De Olho no Código”, a campanha objetiva, de acordo com a entidade, rememorar os profissionais da Odontologia sobre a necessidade de seguir o dispositivo legal, a fim de garantir o correto exercício profissional, no que se refere tanto às condutas com pacientes e equipes de saúde, quanto à forma de divulgar ou comunicar os serviços prestados à população.

Segundo a presidente da Comissão de Ética do CRO-SE, Mirian Passos Brandão, a campanha visa à redução da ocorrência de infrações éticas entre os profissionais da Odontologia. “Temos observado que há profissional incorrendo em infrações por não dar a devida atenção ao Código de Ética Odontológica ou até por esquecimento. Por isso, decidimos enfatizar as orientações constantes no documento, considerando que é ele que deve nortear a conduta de todo profissional da Odontologia, seja ele cirurgião-dentista, técnico ou auxiliar em Saúde Bucal ou em Prótese Dentária”, pontuou Mirian.

A campanha teria surgido também devido à grande incidência de Propaganda Irregular identificada pela Comissão de Fiscalização do Conselho que, de acordo com a presidente, Carla Barros, vem sendo demandada a prestar orientações com frequência aos profissionais, no que se refere à adequação dos anúncios dos seus serviços.

“Temos um capítulo no nosso Código de Ética Odontológico exclusivamente dedicado à regulamentação das ações de propaganda e publicidade. O art. 44 do Cap. XVI, por exemplo, preconiza que constitui infração ética fazer publicidade e propaganda enganosa, inclusive com expressões ANTES e DEPOIS, com preços e serviços gratuitos. E é algo que encontramos com muita frequência, inclusive nas redes sociais dos profissionais”, detalha Carla.

Na avaliação do presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, a campanha deverá reduzir a incidência das infrações éticas entre os profissionais da classe. “A partir do momento em que colocamos o Código de Ética no centro do debate, evidenciamos a importância da sua observância nas atividades exercidas pelos profissionais e, com isso, melhoramos a qualidade do serviço odontológico prestado no nosso estado. Essa é uma das principais funções e objetivos do nosso Conselho”, afirma o presidente sobre a campanha, que está disponível para consulta no site www.crose.org.br, e na fanpage da entidade www.facebook.com/crosergipe.

Fonte: CRO/SE

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