CRO-SE abre Semana de Combate ao Câncer Bucal

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que Sergipe deverá encerrar o ano de 2012 com 130 novos casos de câncer bucal para cada 100 mil habitantes. Entre os homens, o Estado ocupa o quinto lugar e as mulheres o sétimo entre todos os tipos de câncer em Sergipe. As maiores vítimas da doença, geralmente são homens (86,07%), com idade entre 45 e 55 anos, brancos (84,84%) e tabagistas (95,08%).

Com base nesses dados estatísticos o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe abre nesta segunda-feira, 22, a Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer de Boca. Durante cinco dias serão realizadas diversas atividades que têm como objetivo levar à população esclarecimentos sobre os fatores de risco, a prevenção, e o diagnóstico precoce do câncer de boca, que sendo diagnosticado prematuramente tem 100% de chances de cura.

A Semana de combate à doença tem a participação de dentistas das Redes de Atenção Primaria e Especializada da capital sergipana que vão realizar ações em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) do município até o próximo dia 26, quando as atividades serão encerradas. Neste período os profissionais farão a triagem e vão encaminhar os pacientes com alguma lesão suspeita para as unidades de referência do CEO do conjunto Augusto Franco, o Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital de Cirurgia, e Serviço de Odontologia Oncológica do Hopsital de Urgência de Sergipe (Huse).

A coordenadora do Programa Saúde Bucal, Iucema Santana, revela que além do treinamento dos profissionais da Saúde para a busca ativa de novos casos da doença, a III Semana de Câncer de Boca vai contar com ações educativas e de prevenção. “A programação deste ano traz panfletagens nas ruas e palestras. Além de tudo, temos ações voltadas para conscientizar usuários de cigarro ou bebida, esclarecendo o quanto hábitos nocivos ao organismo potencializam o risco de câncer de boca”, explica.

De acordo com o coordenador da campanha, José Augusto Silva, Sergipe ocupa o sétimo lugar entre os Estados brasileiros com maior número de casos de câncer de boca. Aracaju está à frente de sete capitais e empata com outras duas em número de casos da doença, portanto está entre as nove capitais brasileiras com maior número de casos da doença no Brasil. Ele ressalta ainda que a doença está à frente, por exemplo, das leucemias e câncer de esôfago.

Fonte: Assessoria de comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais