Declaração de óbito será tema de palestra em julho

O evento acontece dias 4 e 5 (Foto: SES)

O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, estará promovendo nos dias 4 e 5 de Julho, nos auditórios do Hospital Cirurgia e Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o curso "Melhoria do Diagnóstico da Causa de Morte, Qualidade do Atestado Médico e Uso do Aplicativo Atestado". A responsável pelo evento é a professora Elizabeth Barboza França. O curso tem como público alvo os profissionais médicos, residentes e estudantes de Medicina, com foco no preenchimento correto do documento.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Daya Devi Souza de Oliveira, o treinamento consiste em algumas orientações quanto ao preenchimento das declarações e tem como objetivo o conteúdo padronizado sobre a melhoria da qualidade do diagnóstico da causa de morte; preenchimento da declaração de óbito, divulgação e uso do aplicativo Atestado.

“A declaração de óbito é um preenchimento exclusivo dos médicos, principalmente pelo campo relativo ao diagnóstico da causa de morte, e existe essa necessidade de uma orientação mais especifica. A partir desse documento é que damos entrada em todas as informações sobre mortalidade, referente aos dados do falecido”, disse Daya.

O treinamento para o dia 04, no Hospital Cirurgia, disponibilizará 40 vagas para cada turno e no dia 05, no auditório do HUSE, são 200 vagas por turno, já que o auditório é maior. O treinamento está sendo divulgado no meio acadêmico das universidades, e-mail e ofícios para as instituições que solicitaram oficio”, disse a enfermeira.

“Como temos um número razoavelmente alto de óbitos com causa mal definida, buscamos uma opção para que os médicos tivessem uma orientação mais especifica nas declarações de óbito, e para que os índices de causa de morte fossem melhor qualificado”, disse Daya.
A enfermeira Quenava Gouveia Nabuco Sobral informou que o curso é extremamente importante para auxiliar os programas de saúde desenvolvidos pelo governo e garantir que os direitos da população sejam assegurados.

Palestra

Quem ministra a palestra principal é a professora doutora Elizabeth Barboza França, especializada na área de epidemiologia, atualmente trabalhando no Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação em Saúde (GPEAS) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela também é coordenadora  do projeto de pesquisa “Dados para Saúde – Estudo Avaliativo” e o componente “Causas de Morte” do projeto de pesquisa Estudo Carga Global de Doenças – GBD Brasil 2018, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos sobre mortalidade, sistemas de informação e avaliação em saúde.

Documento público

A Declaração de Óbito do Ministério da Saúde (DO) é um documento público, padronizado em todo território nacional, impresso pelo Ministério da Saúde e de distribuição gratuita. Os formulários possuem três vias carbonadas. A primeira via (branca) e a segunda via (amarela) devem ser entregues aos familiares para possibilitar o registro em cartório e sepultamento. Já a terceira via (rosa) deve ser retirada até 30 dias para reavaliação das causas de morte e possíveis correções, devendo ser encaminhada ao final desse prazo para a Secretaria de Saúde.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais