Defensoria Pública pretende ajudar as demandas da Saúde

Defensores visitaram as instalações do NUCAAR

Visando aprimorar a relação interinstitucional e a resolução extrajudicial de conflitos da saúde, o coordenador do Núcleo da Saúde da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Saulo Lamartine e os demais defensores públicos, Carolina Melo, Gustavo Dantas e José Guilherme visitaram as instalações do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação – NUCAAR.

O objetivo da visita foi conhecer melhor os fluxogramas de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para identificar os problemas nas solicitações administrativas de procedimentos de saúde pelos assistidos, bem como otimizar a resolução administrativa das demandas de saúde.

“Buscamos aprimorar a relação interinstitucional e conhecer melhor o fluxograma administrativo de solicitação de cirurgias, medicamentos, exames e outros procedimentos de saúde administrados pelo NUCAAR, a fim de melhor orientar os usuários do SUS, em regra, os assistidos da Defensoria Pública, evitando, assim, judicializações desnecessárias”, disse Lamartine.

Para a coordenadora do NUCAAR, Roselene de Souza Teixeira, a iniciativa da Defensoria em buscar o entendimento para evitar a judicialização é importante para a solução das problemáticas de saúde. “Chegamos no consenso de trabalhar juntos, o que está sendo muito produtivo. Com o entendimento os procedimentos serão mais ágeis e evitará que o paciente tenha que esperar muito tempo para ter direito ao seu tratamento. Vislumbro o interesse da Defensoria em resolver as questões e entender o processo antes da judicialização. Há casos, por exemplo, que não chega ao conhecimento do NUCAAR, por isso, essa relação com a Defensoria é muito importante”, pontuou.

Fonte e foto: Ascom DPE/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais