‘Dia D’ mobiliza pais para vacinação contra sarampo e poliomielite

‘Dia D’ mobiliza pais para vacinação contra sarampo e poliomielite (Foto: Portal Infonet)

Atendendo ao chamado do Ministério da Saúde, diversos pais levaram suas crianças para receber vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Em Aracaju, todos os postos de saúde têm doses para imunizar o público infantil, e neste sábado, 18, foi o ‘Dia D’ de Mobilização Nacional.

Cinthia Ferreira fala da importância de levar seu filho para receber vacina (Foto: Portal Infonet)

Na unidade de saúde Sinhazinha, no bairro Grageru, a procura foi grande. Verdadeiros sinais de que o retorno destas duas doenças, que estavam erradicadas, traz grande preocupação para os responsáveis pelas crianças. Cinthia Ferreira levou o pequeno João Maurício para se proteger. “A saúde deles está em primeiro lugar. É um pouco doloroso, mas é para o bem deles. Só dependem da gente”, resumiu.

A vacina contra a poliomielite é feita pela via oral; contra o sarampo, é com injeção subcutânea. A enfermeira e responsável técnica do posto, Heyne Costa, destacou o perigo que o retorno das doenças traz. “O Ministério da Saúde faz essa campanha. É importante que tragam suas crianças de 1 ano até os menores de 5 anos. Temos que alcançar 95% das nossas crianças. O retorno dessas doenças é um retrocesso. Já tínhamos alcançado a erradicação há mais de 20 anos. Nos perguntamos o porquê disso, se as vacinas estão sempre disponíveis”, lamentou.

Jaqueline Mota foi outra mãe que levou o filho para o Sinhazinha (Foto: Portal Infonet)

A mãe Jaqueline Mota levou seu filho para receber a vacina, e frisou que cuidar de sua saúde é cuidar do futuro. “Como mãe, temos mais é que vacinar. A gente nem esperava o retorno dessas doenças. Estamos que estar sempre antenadas para proteger nossos filhos. É necessária para evitar todas essas doenças”.

Durante a tarde deste sábado, os postos do bairro Augusto Franco, Sinhazinha, Max Carvalho, Dona Jovem, Edézio Vieira, José Machado de Souza, Geraldo Magrela, Joaldo Barbosa, Amélia Leite e Santa Terezinha estarão abertos. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais