Dia Nacional de Combate a Catarata acontece dia 26

Evento acontece no Shopping Prêmio das 10h às 22h (Foto: Divulgação)

Dia 26 de maio é o Dia do Combate a Catarata distúrbio que ocorre, em especial, na população acima de 60 anos é a catarata. Causada por uma opacificação do cristalino, membrana transparente localizada na parte anterior dos olhos, a projeção das imagens na retina perde a nitidez e o campo visível fica mais borrado. Os sintomas são mais fáceis de detectar, pois o paciente fica com baixa da acuidade visual. Quanto mais avançada estiver a catarata, mais ‘neblinada' estará a visão

O evento  1º Catarata Day será realizado no dia 26 de maio de 2016 no Shopping Prêmio em parceria com a Clínica Oftalmo Center, tal evento ocorre em comemoração ao dia nacional do Combate a catarata que é realizado em todo o Brasil na mesma data. O evento será gratuito para o público e funcionará no horário comercial do Shopping Prêmio, das 10h às 22 h, (em frente a loja Dom Quixote). No evento que tem como público-alvo pessoas com idade a partir de 50 anos serão realizados exames de detecção da catarata, ou seja, se a pessoa tem ou não catarata.

O único método eficaz é cirurgia para colocação de lentes intra-oculares artificiais transparentes, tendo como técnica mais moderna, segundo a comunidade médica, a Facoemulsificação. A lente pode ter o grau necessário para corrigir o defeito conhecido como refracional (miopia e hipermetropia). Antigamente, paciente pós-operado era obrigado a utilizar óculos de alto grau. Hoje é possível colocar lentes que substituem o cristalino e ainda ficar livres dos óculos. Deve-se abandonar aquele antigo conceito de deixar a catarata ‘amadurecer' para operá-la. Quanto mais cedo for feita a cirurgia, mais segura e precoce será a reabilitação.

Cerca de 80% dos indivíduos acima de 80 anos são candidatos à operação de catarata, apontam números da SBCII (Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intra-oculares ). Entretanto, as estatísticas de cirurgias realizadas no país são ainda poucas. Gusmão de Almeida completa. "A freqüência da cirurgia de catarata é de 350 mil ao ano. No entanto, há uma demanda reprimida de 150 mil pessoas não atendidas anualmente".

No Dia Nacional de Combate a Catarata e Glaucoma, 26 de maio, são realizados mutirões de exames e cirurgias, além de congressos em que profissionais discutem novas tecnologias no setor.

Mas, o principal antídoto para manter a qualidade de vida do idoso e não esmorecer diante dessas disfunções é a conscientização. Não negligenciar a ida ao oftalmologista, seguir as recomendações médicas, ser responsável e receber apoio dos familiares são mais um passo a ser dado para continuar ver com outros olhos o mundo que o cerca. Literalmente.

Fonte: assessoria do evento 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais