Equipe de saúde da família finaliza curso de capacitação

Capacitação ocorreu nesta terça-feira, 05 (Foto: Maxwell Correia)

Cerca de 50 Auxiliares de enfermagem e Agentes de Saúde, integrantes do Programa de Saúde da Família (PSF) no município de São Cristóvão, participaram nesta terça-feira, 05, da edição final do curso de capacitação com foco no combate à proliferação do Mosquito Aedes Aegypt.

A capacitação, realizada no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), é uma iniciativa da Gestão Municipal, através da Secretaria de Saúde (SMS) e foi ministrada no turno da manhã, pela coordenadora do PSF, Joélia Golveia, Aionara Oliveira, coordenadora da Atenção Básica, e pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Viana.

Essa foi a terceira e última edição da capacitação, iniciada no último mês de novembro, realizada a fim de encerrar o ciclo de palestras sobre o tema no município. “Registramos um alto índice de infestação do mosquito na sede e em vários povoados de São Cristóvão, por isso intensificamos os cuidados em todo o município, mas com foco especial nessa localidade. Nosso principal objetivo foi atualizar os profissionais que atuam diretamente no atendimento à população, para que dessa forma os cidadãos sejam conscientizados e colaborem para erradicação dessa doença, que tem atingido tantas pessoas. Queremos ainda evitar o acontecimento de uma epidemia de doenças como o Zika Vírus, Dengue e Chikungunya em nosso território”, destaca a coordenadora do PSF, Joélia Golveia.

A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS), Flávia Viana,  falou sobre os perigos da doença e das maneiras de evitar o desenvolvimento do mosquito transmissor. “É importante que as pessoas saibam como agir, a fim de evitar que as larvas se desenvolvam e tornem-se mosquitos. Evitar o acúmulo indevido de água em garrafas, toneis, vasos de planta e caixas d’água, por exemplo, deve ser uma meta diária, pois a proliferação dessa espécie é extremamente rápida. Os agentes foram orientados a intensificar as visitas às residências do município, em busca dos focos do mosquito e de gestantes e crianças com sintomas das doenças ligadas ao Aedes, para evitar que os casos se multipliquem e novos casos e óbitos venham a se confirmar”, declara.

Mutirões de combate ao mosquito serão montados pela SMS e voltarão a atuar de forma intensiva, assim como já ocorreu no último mês de dezembro. “Montamos esses mutirões com a ajuda do Exército e da Brigada Estadual para aumentar o nosso raio de alcance e agir de forma mais rápida no final do ano, em especial pelo já esperado aumento das temperaturas e das constantes chuvas, típicas dessa época do ano. Tivemos um resultado muito positivo e esperamos poder fazer muito mais com a nova agenda que estamos organizando”, finaliza Joélia.

Fonte: Ascom Prefeitura de São Cristóvão

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais