(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Mais de sete mil equipes de atenção básica vão receber recursos extras por que foram bem avaliadas de uma maneira geral pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica do Ministério da Saúde, o PMAQ. Isso vai beneficiar aproximadamente dois mil municípios brasileiros. Foram premiadas as equipes avaliadas entre abril e julho deste ano.
A avaliação foi feita por meio de questionário sobre atendimento prestado à população nas unidades de saúde. Se a avaliação é positiva, o dinheiro repassado às equipes de atenção básica pode até dobrar. Hoje, cada equipe recebe do governo federal de sete a dez mil seiscentos reais por mês. Para o coordenador do PMAQ, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan Nuno Alves de Sousa, a avaliação pode melhorar o acesso e atendimento na saúde pública.
"O gestor municipal com mais recursos ele pode garantir uma ambiência adequada na Unidade Básica de Saúde que é o que todo mundo sempre demanda, deseja. Quer dizer um lugar confortável, um lugar onde as pessoas são bem atendidas, são bem recebidas, são acolhidas pelos profissionais. Ele pode usar esse recurso para poder fazer o processo de qualificação de educação permanente dos seus profissionais para que eles possam atuar cada vez melhor. Pode comprar equipamentos, pode comprar medicamentos e assim por diante. E isso certamente vai ser sentido pelo usuário", disse o coordenador do PMAQ, Allan Nuno Alves de Sousa. .
O coordenador do PMAQ comenta ainda que a avaliação do desempenho do serviço prestado das equipes de atenção básica também ajuda a população a exigir mais melhorias para à saúde. "E ele traz também uma perspectiva que é muito importante que é uma transparência daquilo que está acontecendo efetivamente. Quer dizer o usuário ele tem condições de saber como é que está sendo avaliada a unidade que ele frequenta e comparar com as outras. E isso pode gerar um movimento importante por parte dos usuários, de exigir dos seus governantes, dos seus gestores que ofereçam cada vez mais um serviço condizente com a demanda e com aquilo que deseja todos os usuários".
Mais de 148 milhões de reais foram repassados para as mais de sete mil equipes de atenção básica. Esse dinheiro começou a ser entregue em agosto.
Fonte: Ascom Ministério da Saúde
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B