Equipes do Programa DST/Aids farão prevenção em blocos

As equipes estarão distribuindo camisinhas (Foto: Arquivo Infonet)

“Diversão e proteção” é a mensagem que Programa Municipal de DST/Aids está levando aos foliões de Aracaju desde o último fim de semana e agora durante o Carnaval.  Equipes do Programa estão presentes no carnaval de rua, distribuindo preservativos e orientando os foliões quanto a realização de teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

As equipes, que já foram ao Galo do Augusto Franco, Bloquinho Odonto, Job da Madrugada e Carro Quebrado no último sábado, 7, retomam as ações de prevenção na sexta, 13. No período da tarde e da noite, a orientação de como se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis estará sendo feita para os foliões do bloco Aratu Vermelho, que percorrerá ruas do Centro da capital sergipana. Na mesma noite, a turma da prevenção estará no Bloco Rasgadinho, onde retornará nos dias 14 e 17.

No sábado, 14, o Programa Municipal de DST/Aids estará orientando e distribuindo preservativos com os foliões do bloco Rasga Tanga, cuja festança de Momo acontecerá nas esquina das ruas de Riachão e Propriá. Já na terça-feira à tarde, 17, o bloco Afro Quilombo, que faz o cortejo carnavalesco do bairro Santo Antônio até a Orlinha do bairro Industrial, também contará com a equipe da prevenção da Saúde de Aracaju.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Débora Oliveira, informou que já se trata de uma tradição para a Saúde de Aracaju estar atuante nos eventos. “É uma forma de estimular as pessoas para que não se esquecerem do preservativo. O contato dos foliões com os profissionais do programa também permite repassar informações importantes como  os serviços especializados em diagnóstico e tratamento de DST’s a exemplo do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que funcionar dentro do Cemar do bairro Siqueira Campos”, afirma.

A técnica do Programa de DST Municipal, Marília Uchôa, acredita que levar a mensagem da prevenção ajuda as pessoas a evitarem se expor a situações de risco como o sexo sem preservativo. “A pessoa deve se organizar, sempre ter um preservativo à disposição. Aconselhamos também que caso incidentes aconteçam como o preservativo romper ou mesmo se durante a festa a pessoa fez sexo sem camisinha a pessoa deve procurar quanto antes o CTA. Lá, além dos exames temos equipes de profissionais capacitados que podem prestar aconselhamento e esclarecer todas as dúvidas ”, afirmou.

Onde as equipes vão estar:

Sábado, 14
Bloco Rasga Tanga, na rua Riachão com Propriá – a partir das 13h
Bloco Rasgadinho – a partir das 21h

Terça, 17
Bloco Afro Quilombo, bairro Santo Antônio até a  Orlinha do bairro Industrial – a partir das 15h
Bloco Rasgadinho – a partir das 21h

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais