Estudante de medicina que fazia uso da ECMO em SE morre de Covid-19

A informação foi confirmada pelo Hospital Cirurgia, onde ele estava internado há quase um mês (Foto: Ascom/ Hospital Cirurgia)

O estudante do curso de medicina, Murilo Montalvão, de 34 nos, morreu na manhã desta segunda-feira, 3, em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada pelo Hospital Cirurgia, onde ele estava internado há quase um mês.

Ainda de acordo com o Hospital, em virtude do quadro grave de saúde apresentado pelo paciente, neste sábado, 1º, ele foi submetido ao tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), até então inédito no estado de Sergipe. Mas infelizmente não resistiu as complicações decorrentes da doença.

Segundo o Cirurgia, a ECMO é indicada quando há um comprometimento pulmonar importante, causada por uma doença aguda, funcionando como coração e pulmão artificiais para o paciente, através de um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que fica instalado fora do corpo. “Não é um tratamento recomendado a todos os pacientes. Além do mais, exige uma avaliação rigorosa, equipamentos específicos e profissionais capacitados para o procedimento”, ressalta o hospital.

por João Paulo Schneider

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais