Exame detecta pessoas com chances de doença

(Foto: divulgação)

Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um exame de sangue que consegue identificar pessoas com chances de sofrer um ataque cardíaco iminente. Os cientistas chegaram ao método após detectar que as pessoas prestes a sofrer um infarto do miocárdio têm um grupo específico de células profundamente alterado.

As chamadas células endoteliais circulantes ficam literalmente deformados nesses pacientes. Além de apresentarem distorções na aparência e nos núcleos, elas também ficam mais abundantes em alguém prestes a sofrer uma parada cardíaca.

O resultado do estudo, feito com 50 pacientes vítimas de ataques cardíacos, é particularmente importante devido ao caráter silencioso desses espisódios. Em cerca de 50% dos casos de infarto, os pacientes não apresentaram nenhum dos fatores de risco consagrados, como diabetes, colesterol alto ou mesmo tabagismo.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais