Força-tarefa de combate à dengue vai à zona Sul

(Foto: Ascom SMS)

De 11 a 13, quinta-feira a sábado, a Força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) atua em dois bairros da zona Sul da capital. Nos dias 10 e 11, as ações se concentram no bairro Atalaia. Depois da pausa nas atividades pelo feriado do dia 12, sexta-feira, o mutirão de combate à dengue acontece no bairro Santa Maria.
Segundo a supervisora de combate à dengue no bairro Atalaia, Edjeane Scarlet, os oito agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitarão cerca de 320 residências nos dois dias de trabalho. “No bairro Atalaia existem casas grandes, que demandam muita atenção. Faremos um trabalho de eliminação de focos, sem nunca esquecer de informar a população sobre os cuidados de cada dia”, afirma Edjeane Scarlet.

Já a supervisora de combate a dengue no bairro Santa Maria, Daniella de Oliveira, espera atingir com cerca de 30 agentes de endemias aproximadamente 900 residências. Segundo Daniella de Oliveira, além do trabalho educativo haverá aplicação de inseticida costal para eliminação do mosquito Aedes aegypti.

No último Levantamento Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no mês de setembro, os bairros Atalaia e Santa Maria registraram índice de infestação predial de 1,7 e 3,2 respectivamente. Os dois índices são considerados de médio risco, e representam grande queda em relação aos índices registrados em julho, de 3,4 na Atalaia e 5,1 no Santa Maria.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Taíse Cavalcante, houve queda no número de criadouros do mosquito da dengue relacionados a entulho e depósitos domiciliares, como ralos, garrafas e vasos de planta. “Mesmo com a queda, continua alto o número de criadouros do Aedes aegyptiem reservatórios de água, como lavanderias e caixas d’água. É preciso lavar os reservatórios com escova, para que não fiquem ovos do mosquito grudados, mantê-los cobertos com telas de proteção”, explica Taíse Cavalcante.

Atuação conjunta

Juntamente às equipes de agentes de endemias, estarão atuando agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Cerca de 25 agentes de limpeza atuarão nas duas localidades fazendo a limpeza dos terrenos baldios e removendo entulhos que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais