(Foto: Ascom SMS) |
Na quarta-feira, 10, foi celebrado o Dia Mundial de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promoveu o ‘I Fórum de Saúde Mental: inclusões e reflexões’. O evento, que aconteceu das 8h às 17h, no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), no Centro, reuniu gestores e profissionais da Saúde, universitários e cidadãos com transtorno mental num encontro sobre modelo assistencial em saúde mental, debatendo os novos desafios e as conquistas na capital Sergipana.
Da cerimônia de abertura do evento, a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira afirmou que desde a Lei Paulo Delgado (Lei 10.216/2001) que concretizou a reforma psiquiátrica, modificando o modelo assistencial em saúde mental, Aracaju tem registrado avanços. Aracaju conta com seis Centros de Atenção Psicossocial, uma Urgência Mental no Hospital São José, seis Unidades de Saúde da Família referência em saúde mental, quatro residências terapêuticas mantidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da SMS, além do Programa de Redução de Danos.
“Cuidar bem do cidadão com transtorno mental é um compromisso para ser lembrado sempre. Não só no Dia Mundial da Saúde Mental como em todos os outros dias buscamos soluções para vencer as dificuldades”, enalteceu a secretária, que finalizou informando que ainda em 2012, os prédios de dois Caps da capital vão entrar em reforma para acolher e atender melhor aos usuários.
Carta coletiva
Representado os usuários dos serviços públicos em saúde mental de Aracaju, Everton da Costa Tavares participou da mesa de abertura e emocionou os presentes ao ler a carta coletiva escrita por portadores de transtorno mental.
“Ser tratado com mais dignidade, respeito e de maneira mais humana é o maior desejo e a maior conquista para nós com transtorno mental. Mesmo com o direito ao convívio social, a cidadania e ao convívio com a família ainda temos muitos desafios pela frente. O processo de reestruturação da Rede de Atenção Psicossocial continua avançando e nós, os usuários do serviço também queremos ter voz ativa nessa construção tão sonhada e importante”, afirmou Everton da Costa Tavares.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B